domingo, 16 de março de 2008

करितिबा बैर्रोस 4

Censo 2000 - Curitiba
05/09/2002
Série histórica - Curitiba é a única capital que vem acompanhando o crescimento dos bairros desde a década de 70. Isto acontece porque desde esta época, o IBGE tem um acordo com o Ippuc que faz coincidir a delimitação dos distritos censitários (divisão que o IBGE adota para aplicação do censo) com a divisão dos bairros da cidade. Desta forma, o Ippuc possui toda a série histórica do crescimento dos bairros nos últimos 30 anos. O Ippuc é o único órgão que possui esta informação, já que o IBGE só trabalha com números dos municípios e estados.

Planejamento - A série histórica do crescimento dos bairros é um instrumento de planejamento, pois permite monitorar o crescimento da cidade e dirigir os programas e ações da Prefeitura para as áreas em expansão.

Taxa de crescimento da cidade - Vem declinando a cada censo. O maior crescimento ocorreu entre os anos 70 e 80, quando a taxa registrada foi de 5,34% ao ano. De acordo com o último censo, considerando o período 1996-2000, a taxa de crescimento anual foi de 1,82%.

Expansão urbana - Observando-se os mapas que mostram a evolução da ocupação urbana, percebe-se que o município de Curitiba está próximo do esgotamento de seus limites geográficos. A área do município, de 432 quilômetros quadrados está praticamente toda loteada e restam poucas áreas para expansão.

Densidade populacional - O esgotamento das fronteiras do município e o aumento populacional estão provocando um fenômeno que é o crescimento na taxa de densidade (medida pela relação habitantes por hectare). Esta taxa era 14,09 em 1970. Segundo o censo 2000, a densidade média na cidade é 36,72 habitantes por hectare. Este índice pode variar de acordo com o bairro e é maior nas regiões onde há verticalização mais acentuada.

Distribuição da densidade - Tradicionalmente, o centro era o bairro de maior densidade da cidade. Desde 1970, ele vinha ocupando a primeira posição em densidade, mas em 2000 houve uma mudança neste panorama. O Água Verde hoje ocupa a primeira posição entre os bairros de maior densidade. O Centro é o segundo.

Curiosamente, o terceiro colocado é o Sítio Cercado - um bairro ocupado principalmente por residências e construções baixas, onde praticamente não existe verticalização. Outra surpresa na lista é a inclusão do Cajuru (7º colocado), que tem um perfil de ocupação semelhante ao do Sìtio Cercado.
Em compensação, bairros tradicionais como o Rebouças, São Francisco, Alto da XV e Mercês que estavam entre os dez primeiros em adensamento na década de 70, foram gradativamente perdendo posições e, em 2000, simplesmente sumiram desta lista.

Bairros mais populosos - A Cidade Industrial, que é o maior bairro em extensão da cidade é também o mais populoso. Esta posição foi conquistada em 1990 e mantida em 2000. O Centro, que era o bairro com maior população em 1970, nem aparece na lista dos dez bairros de maior população em 2000.
No mapa da cidade, os bairros mais populosos identificados no trabalho do Ippuc formam um anel que abrange as regiões sul e leste. A única exceção entre os dez primeiros em população é o Água Verde, que é o 8º colocado e fica mais próximo à área central.

Os três bairros mais populosos - Cidade Industrial, Sítio Cercado e Cajuru - são os mesmos que aparecem nesta posição na contagem populacional que o IBGE realizou em 1996. O crescimento dos três foi intensificado a partir da década de 90.
Antes disso, o Sítio Cercado e o Cajuru não estavam entre os dez bairros mais populosos. Em compensação, bairros tradicionais como o Portão, Rebouças e Mercês, que estavam entre os dez primeiros em 1970, hoje já não fazem mais parte da lista.

Domicílios - A lista de bairros com maior número de domicílios coincide com a dos bairros mais populosos. Há uma pequena variação na relação de habitantes por domicílio. No entanto, o que pode ser observado é uma redução significativa do número de moradores por domicílio. Na cidade, a média geral é de 2,93 habitantes por domicílio.
Este número confirma uma tendência que começou na década de 90, quando o censo registrou a existência de 3,65 pessoas por moradia. Em 1996, a relação moradores por domicílio havia caído para 3,43 e, agora, a queda é ainda maior.
O Sítio Cercado é o bairro que apresenta a maior concentração de moradores por domicílio - 3,37. Depois, vem o Cajuru, 3,30 e, em terceiro lugar está a Cidade Industrial, com 3,29.

Maior crescimento - O bairro que mais cresceu no período 1996-2000 foi o Tatuquara. A taxa de crescimento anual foi 16,87%, o que significa quase dez vezes a taxa média de crescimento da cidade no mesmo período (1,82% ao ano).

Os dez bairros que mais cresceram (São Miguel, Caximba, Uberaba, Cabral, Mossunguê, Ganchinho, Cascatinha, Umbará e Butiatuvinha, além do Tatuquara) todos apresentaram taxas superiores à média da cidade. Entre os primeiros, quatro estão localizados na região sul da cidade, um na área Leste, dois no Norte, dois no Oeste e um próximo ao centro.
O crescimento do Tatuquara, bairro que lidera a lista, pode ser creditado à política habitacional do município, que direcionou para a região grande parte dos investimentos da Cohab nos últimos anos. Em 1991, o bairro tinha uma população de 8.168 pessoas.
A partir de 1992, o bairro passou a ser considerado área de expansão urbana e abrigar loteamentos do programa habitacional. Oito mil famílias que estavam na fila da Cohab se transferiram para lá e a Prefeitura passou a considerar o bairro uma das prioridades para a instalação de equipamentos públicos, com a construção de escolas, unidades de saúde e creches.

Equipamentos públicos - O monitoramento do processo de crescimento da cidade, a partir dos dados do censo, permite que a Prefeitura mantenha políticas de educação, saúde, habitação e saneamento direcionadas às áreas de maior demanda da cidade. Isto é importante para definir a localização de equipamentos, quando são identificadas necessidades de expansão da rede de serviços públicos.
Desta forma, as redes de escolas municipais, creches e unidades de saúde são planejadas para atender os bairros de maior densidade e população. Os equipamentos estão localizados principalmente nas áreas de menor poder aquisitivo dos moradores, onde se concentra a clientela que utiliza os serviços do município.

As informações do censo são fundamentais também para a instituição de programas de estruturação urbana como o Linhão do Emprego. Lançado em 1997, com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda para a população, o Linhão foi dirigido para áreas periféricas da cidades.
Os bairros atingidos pelo programa são justamente aqueles que, no censo de 2000, se apresentaram como os mais populosos. A área de abrangência do Linhão, não por coincidência, apresenta, no mapa de Curitiba, o mesmo anel que havia sido desenhado pelos técnicos do Ippuc na concepção do programa, alcançado as regiões leste, sul e sudoeste.

Fonte: IPPUC

Nenhum comentário: