domingo, 16 de março de 2008

करितिबा बैर्रोस

A.R. Bairro Novo Área de cor bege no mapa
71 Campo de Santana - História do Bairro
O Campo de Santana abriga a primeira comunidade urbana, em 1981. Situado a 28 quilômetros do centro de Curitiba, com acesso pela BR-116, faz divisa com os bairros Tatuquara, Umbará e com o município de Araucária. O bairro tem seu ponto inicial na confluência do Rio Barigui com o Ribeirão Campo de Santana. De seu ponto inicial, ele segue até a sua cabeceira para a estrada da Caximba. Posteriormente, vai até a BR-116 e ao afluente do Arroio Prensa e, depois, para o Rio Iguaçu até uma estradinha que faz limite com o bairro Caximba.





70 Caximba
História do Bairro
O bairro Caximba é um dos limites de Curitiba, a Sudoeste. Ele faz divisa com o Campo de Santana e com os municípios de Araucária e Mandirituba.

72 Ganchinho
História do Bairro
Assim como o seu bairro vizinho Umbará, o Ganchinho também foi utilizado pelos tropeiros de mate como caminho entre os Campos de Curitiba e São José dos Pinhais, constituindo o “Caminho do Arraial Grande”. Esse fato facilitou o escoamento da produção econômica de diversas regiões e contribuiu para a fixação dos primeiros colonizadores. A delimitação dos bairros de Curitiba, definida em 1975, marcou o território do Ganchinho como sendo aquele localizado entre o Sítio Cercado, o Alto Boqueirão, o Umbará e o município de São José dos Pinhais.

65 Sítio Cercado
História do Bairro
Laurindo Ferreira de Andrade era o proprietário de 180 alqueires de terra ao sul da cidade de Curitiba. A maior parte das terras estava cercada pelas águas, o que deu origem ao nome Sítio Cercado.
Por volta de 1945, os filhos do Sr. Laurindo venderam a metade das terras para os leiteiros alemães do Boqueirão e, em 1952, desfizeram-se do restante, que foi adquirido por várias famílias que iniciaram os loteamentos. A família Ferreira ainda possui lotes na região, onde estava situada a casa original do Sítio Cercado. Os moradores plantavam laranjas, mimosas, figos, pêssegos, batata e feijão, e possuíam criações de gado suíno e bovino.

73 Umbará
História do Bairro
O nome Umbará surgiu em consequência da constituição argilosa do solo da região que, em tempos de chuva, formava grande quantidade de barro nos caminhos: “um bará”, ou seja, um barro só, segundo a tradição oral do povo. A localização do bairro, facilitando o escoamento da produção econômica e a exportação da erva-mate, proporcionou a chegada dos primeiros caboclos e mestiços brasileiros. Os colonos alemães, poloneses e, no final do século XIX, italianos, estabeleceram-se com o incentivo do governo provincial à política migratória, visando a ocupação dos espaços vazios.

50 Abranches
História do Bairro
O Abranches nasceu como um núcleo colonial estabelecido pela Câmara Municipal no rocio de Curitiba, entre os bairros Pilarzinho e Ahú. O núcleo de imigrantes era composto por 64 famílias, totalizando 258 pessoas, que se instalaram no local e se dedicaram à lavoura. Fundado em 10 de novembro de 1873, o bairro foi assim denominado em homenagem ao então Presidente da Província, Doutor Abranches. Foi ele quem deu o consentimento para que imigrantes poloneses provenientes da Prússia Ocidental ocupassem aquela região.

55 Atuba
História do Bairro
Na região, hoje conhecida por Atuba, se instalaram, no século XVI, os fundadores da cidade de Curitiba. Essa primeira povoação, na margem do rio Atuba - que deu seu nome ao bairro - chamava-se “Vilinha”, mas não permaneceu muito tempo nesse lugar. A lenda conta que a imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Luz, tinha os olhos voltados para o lugar que Curitiba ocupa hoje. Os moradores da Vilinha mudaram-se então para o local onde atualmente encontra-se a Praça Tiradentes. Aí os colonos fundaram a Vila Nossa Senhora da Luz, que posteriormente passaria a chamar-se Curitiba.

35 Bacacheri
História do Bairro
As origens do bairro confundem-se com a criação, nessa região, da Colônia Argelina de imigrantes, em 1869. O nome da colônia se deve ao fato de a maioria dos seus integrantes ser composta por franceses originários da Argélia, existindo também alemães, suíços, suecos, ingleses e, posteriormente, italianos. O crescimento e desenvolvimento do bairro esteve ligado, nos primeiros tempos, ao tráfego em direção à estrada da Graciosa, que deu origem a numerosos estabelecimentos comerciais e de serviços. O Parque dos Ingleses é ponto importante na história do bairro.

36 Bairro Alto
História do Bairro
O bairro está localizado em uma das partes mais elevadas da cidade, o que explica seu nome. Seus limties são o Tarumã, na parte de baixo, e o Atuba, na parte superior. A área onde nasceu o bairro era propriedade da família Castilho, que iniciou o loteamento em 1940, numa época em que a região era cortada por diversos riachos, que deram nome a muitas de suas ruas.

52 Barreirinha
História do Bairro
O bairro Barreirinha é evidenciado pela presença de uma importante colônia polonesa, que imprimiu características marcantes até em seu aspecto, oferecendo uma paisagem de lavouras beirando as ruas e de carroças que circulam lado a lado com os caminhões. Os colonos poloneses iniciaram sua vida no bairro cultivando centeio, milho, batata e outros cereais, chegando a serem conhecidos pela produção das tradicionais broas de centeio de excelente qualidade. Não se restringindo à lavoura, os colonos logo começaram a trabalhar na indústria de carroças.

34 Boa Vista
História do Bairro
O bairro Boa Vista está localizado numa das regiões mais altas de Curitiba. Recebeu a denominação devido a sua situação geográfica privilegiada que, até tempos muito recentes, tornava possível avistar, do local, grande parte da cidade. Até a década de 50, a região, onde hoje está situado o bairro, não passava de um extenso campo de pecuária, no qual a existência de codornas e perdizes atraía grande número de apaixonados pela caça. Aproximadamente 500 hectares pertencentes à família Geronasso passaram a ser divididos em lotes e a população começou a crescer.

51 Cachoeira
História do Bairro
As primeiras referências ao bairro Cachoeira apareceram em 1733, quando o Capitão Antonio Rodrigues Seixas e sua mulher, Maria Soares Paes, fundaram o primeiro sítio nessa região do planalto curitibano. Mais tarde, outros sítios foram fundados na área do atual bairro. O bairro, que pertenceu, no início, ao município de Almirante Tamandaré, era servido pela estrada de ferro do Norte do Paraná. Nessas terras, foi fundada a Colônia Antonio Prado. Talvez, por isso, ainda hoje existe o Cachoeira de Curitiba e o Cachoeira de Almirante Tamandaré. Para a população não existe diferença. Tudo é Cachoeira. Ninguém sabe, com certeza, a origem do nome.

32 Pilarzinho
História do Bairro
O Pilarzinho começou a se formar em 1792, com a construção da capelinha de Pilar, demolida em 1932, data da construção da capela atual. No local existiam apenas extensas chácaras de imigrantes alemães, onde se explorava a terra com o cultivo de cereais, criação de gado e plantação de hortalilças.
A história do surgimento da Cruz do Pilarzinho remonta aos tempos dos primeiros colonizadores do Paraná, que usavam a cruz como símbolo de conquista e posse de terra. Construída em madeira, era sempre renovada pelos moradores, que passaram a vê-la como um sinal da fé cristã e como um documento histórico. Ninguém sabe ao certo quando e por quem ela foi levantada na atual rua Hugo Simas, esquina com Raposo Tavares.

53 Santa Cândida
História do Bairro
O bairro, fazendo divisa com o município de Colombo, é habitado por poloneses, italianos e brasileiros. Muitos deles continuam vivendo da lavoura de hortaliças, cereais e da criação de vacas leiteiras. Os três cemitérios do bairro testemunham a sua longa história, que começou com a chegada do primeiro imigrante, por volta de 1875. O comércio cresceu bastante em torno da atual Avenida Paraná, conhecida antigamente como um caminho intransitável devido ao atoleiro criado pelas chuvas ou pela poeira em dias secos.

33 São Lourenço
História do Bairro
Nem mesmo os mais antigos moradores do bairro conhecem a origem do nome Taboão. Alguns acham que foi por causa de uma tromba d’água que caiu lá, outros, que uma grossa tábua teria originado seu nome. A região do bairro Taboão é delimitada pelos bairros Abranches e Pilarzinho e pelo município de Almirante Tamandaré. Essa atual delimitação não é a mesma que existe nos registros históricos. Nessa região foi aberto o segundo cartório mais antigo de Curitiba, o Cartório Distrital de São Casemiro do Taboão que, desde 12 de maio de 1891, vem registrando a história da capital paranaense.

49 Taboão
História do Bairro
Nem mesmo os mais antigos moradores do bairro conhecem a origem do nome Taboão. Alguns acham que foi por causa de uma tromba d’água que caiu lá, outros, que uma grossa tábua teria originado seu nome. A região do bairro Taboão é delimitada pelos bairros Abranches e Pilarzinho e pelo município de Almirante Tamandaré. Essa atual delimitação não é a mesma que existe nos registros históricos. Nessa região foi aberto o segundo cartório mais antigo de Curitiba, o Cartório Distrital de São Casemiro do Taboão que, desde 12 de maio de 1891, vem registrando a história da capital paranaense.

19 Tarumã
História do Bairro
O bairro ganhou esse nome devido à grande quantidade de árvores conhecidas como “tarumã” existentes na área. Em 1950, a região do Tarumã caracterizava-se ainda pela existência de extensos campos e banhados. A partir da instalação, no seu território, do Jockey Club do Paraná, o bairro começou a se desenvolver. Essa instalação foi também fator decisivo para o aumento da população do bairro, que se instalou de ambos os lados da BR-116, próximo às indústrias e empresas de prestação de serviços.

54 Tingüi
História do Bairro
O bairro Tingui iniciou-se como Vila Tingui, criada em 1975, tem a origem do nome na existência dos índios Tinguis, que povoavam grande parte da Região Metropolitana. Tribo pacífica e amante da natureza, esses índios não hostilizaram os brancos exploradores de ouro, pelo contrário, lhes prestaram serviços na mineração, na criação de gado e demais afazeres, deixando uma grande descendência mestiça. Nos princípios do século, o caboclo de Tendiquera e Tamandaré costumava dizer, em suas andanças: “cuidado que eu sou Tingui”. A região de Tendiquera, palavra que quer dizer “buraco de tingui” é hoje chamada de Araucária. Essa denominação se deve ao hábito dos índios construírem suas habitações em covas abertas no chão, em pleno campo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Nenhum comentário: