domingo, 16 de março de 2008

A Impotância e história dos Eventos - Grécia - Atenas

A Impotância e história dos Eventos - Grécia - Atenas
08/08/2004

Cronologicamente podemos fixar a data do primeiro "evento" em 776 A.C. na Grécia, a partir da realização da Primeira Olimpíada em honra a Zeus. Desde então as competições de caráter esportivo foram sucedendo-se periodicamente como os Jogos Píticos, realizados em Delfos, de 4 em 4 anos em homenagem a Apolo; os Jogos Ístimicos, realizados em Corinto, em honra a Posseidon; e com os jogos Nemeus realizados em Neméia em honra a Hércules com estes últimos completava-se o ciclo das festas helênicas. Estas ao se intercalarem (umas eram de 4 em 4 anos e outras de 2 em 2 anos) estruturaram o que hoje chamamos de "Calendário de Eventos" permitindo que todos os gregos, indistintamente, empreendessem pelo menos uma viajem por ano. Roma, quando do apogeu das conquistas militares e da prosperidade econômica, precisava brindar mais de um milhão de habitantes e preencher igualmente o calendário de feriados que a certa altura ultrapassava o total de dias de trabalho.

As práticas gregas tomaram impulso no Império Romano. No ano 70 antes de Cristo, em Pompéia, já havia um enorme anfiteatro destinado a exibições de habilidades incomuns, mais tarde classificadas como circenses. Depois, veio o Circo Máximo de Roma, o que foi pelos ares num incêndio pavoroso, causando um grande desgosto, Tanto que só muito depois (quarenta anos antes de Cristo) foi reconstruído por ordem de Júlio César, que o transformou num monumento espetacular de três andares, com pórticos e colunas. Ali cabiam 87 mil espectadores, circundando uma arena de 200m de comprimento por 187m de largura, até uma altura de 53m. Era o Coliseu, obra com a marca típica do poder do Império Romano e cujas ruínas ainda hoje são um cartão postal da Cidade Eterna.

No Coliseu de Roma eram apresentadas muitas excentricidades. Homens louros nórdicos, animais exóticos, engolidores de fogo, gladiadores etc. 0 Império Romano entrava no primado do pão e circo. Ao tempo de Nero (imperador de Roma de 54 a 68 d.C.), as arenas passam a ser ocupadas por espetáculos sangrentos, com a perseguição aos cristãos, que são atirados as feras. lsso provocou uma queda no interesse pelas artes circenses que se prolongou por muito tempo. Os artistas passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas das igrejas.

Procede-se a ordenação das festas de todos os tipos e para tanto erguem-se os teatros, anfiteatros e circos de dimensões invulgares. A suntuosidade dos espetáculos também impressionava. Na inauguração do Coliseu ( com capacidade para 100 mil espectadores) morreram 5 mil pares de gladiadores e escravos. Vimos que, desde os gregos, através dos séculos, o homem sempre viajou motivado por acontecimentos que, programados dentro de determinado espaço e tempo, são capazes de atrair verdadeiras multidões, sendo origem mesmo de cidades, como o foram nas feiras medievais. Organizadas geralmente uma vez por ano, as feiras constituíam-se em grandes acontecimentos sociais, com festas e competições de intensa atividade econômica.

Mesmo depois da queda do Império Romano e das perseguições aos cristãos, o sangue continuou jorrando nas arenas... da Espanha! Lá já rolavam os espetáculos sangrentos das touradas, prática antiga iniciada em Creta.

Já o circo, um dos segmentos que desencadeou vários eventos, como nós o conhecemos - um picadeiro, lonas, mastros, trapézios, desfiles, animais exóticos e suas jaulas, " isso para não citar a pipoca e o algodão doce " -, é a forma moderna de antiquíssimos entretenimentos de diversos povos e culturas. Mas o circo como espetáculo pago, com picadeiro onde se apresentam números de equilíbrio a cavalo e habilidades diversas, é muito recente. Foi criado pelo suboficial inglês e perito cavaleiro Philip Astley (1742- 1814), em 1770 para alguns,( 1776 ou 1777 para outros historiadores ). Ele deu a estrutura que o circo tem até hoje. Montou-a em um ano, ao organizar um espetáculo eqüestre ao qual juntou saltimbancos, funâmbulos, saltadores, palhaço.

O termo - evento- chegou até nós, através do inglês, "coming events"significando em uma versão mais ampla: "vai haver um acontecimento".

A Importância do evento

Considerado um produto turístico capaz de por si só, gerar fluxos e aumentar a estacionalidade do turista no pólo receptor, compete com o apelo motivacional das atrações naturais, culturais, ou suprir a ausência de ambas. Como produto turístico, o evento necessita passar pelas mesmas técnicas utilizadas quando da promoção e lançamento de um produto qualquer, com adaptações às peculiaridades do setor turístico, onde o fator diferencial é o que mais vende.

A conquista do público deve iniciar-se no núcleo promotor, crescendo em círculos concêntricos em direção às regiões circunvizinhas e ganhando amplitude à medida que o evento se fortalece, adquirindo âmbitos: estadual, nacional e internacional. Uma das técnicas de comercialização deste produto turístico é o Calendário de Eventos, uma resenha das promoções antecipadamentes programadas, de cunho social, cívico, econômico, folclórico, histórico, científico, técnico, cultural, religioso, esportivo, popular, etc., enumeradas em ordem cronológica e que é a forma mais eficaz para, concentrar, divulgar e indicar tais acontecimentos, além de ser o procedimento mais racional e imediato de propagá-los até aos pólos emissores.

Um pouco mais.:.

Atleta

Na Grécia antiga, chamavam-se ´athletés´ os lutadores, uma palavra formada a partir do verbo ´athlein´ (lutar, combater, esforçar-se), do qual provinha também o nome que os gregos davam à própria competição, ´athlos´, e aos prêmios que se outorgavam nos combates, ´athlon´, palavra da qual o fabricante dos modernos processadores Athlon tomou o nome para seu produto.

´Athletés´ passou ao latim com a forma ´athleta´, que foi tomada entre os séculos XIV e XV para formar a palavra portuguesa e espanhola atleta, assim como a francesa ´athlète´ e a inglesa ´athlete´. No entanto, ´atletismo´ e seus equivalentes só aparecem em fins do século XIX, com o começo dos I Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.


´Athlon´ encontra-se também nas vozes gregas ´penthatlón´, que designa um conjunto de cinco (penta) competições atléticas diferentes: 200 e 1500 metros rasos, salto a distância e lançamento de disco e dardo; em ´dekathlon´, conjunto de dez (deka) competições: 100 metros rasos, salto a distância, lançamento de peso, salto à altura, 400 metros rasos, 110 metros com obstáculos, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 metros rasos; e em ´heptathlón´, conjunto de sete (hepta) competições para mulheres: 100 metros com obstáculos, salto à altura, lançamento de peso, 200 e 800 metros rasos, salto à distância e lançamento de dardo. Estas palavra gregas foram adotada em português como pentatlo, decatlo e heptatlo.

Grécia - Atenas


Berço da civilização ocidental, a cidade que foi mãe ou protetora de gênios universais das artes, da literatura, da filosofia e da política é hoje uma encruzilhada das culturas e estilos de vida da Europa e do Oriente. Atenas fica numa árida planície da região da Ática, não muito longe da costa do mar Egeu. A história continua presente na moderna Atenas, capital da Grécia. Como maior símbolo de seu glorioso passado cultural, a Acrópole exibe as soberbas ruínas de seus edifícios, dominados pela silhueta do Pártenon, o templo erguido no século V a.C., em homenagem a Atena Parthenos, a quem era dedicada a cidade.

Esse passado histórico e lendário deixou uma viva marca na vida dos atenienses, inclusive em sua maneira de ser. O primitivo agrupamento urbano se estendia sobre várias colinas, entre as quais se destacam as de Egaleo, Parnes, Pentélico, Himeto, Licabeto e da Acrópole, esta última a mais importante do ponto de vista estratégico, histórico e cultural. Embora no início sede do governo, muito cedo a Acrópole se converteu em lugar dedicado aos deuses. Em seu topo, além do Pártenon, ergueram-se, entre outros, os templos dedicados a Atena Nike, o Erectêion e os altares de Zeus e de Atena. Em torno da acrópole ficavam outras edificações igualmente notáveis, como o templo e o teatro de Dioniso, o Odeon e o recinto de Esculápio. Adiante, situavam-se a ágora ou praça pública, o templo de Teseu e o tribunal de justiça, este na colina do Areópago. Atenas conheceu grande esplendor como cidade-estado durante o governo de Péricles, no século V a.C., mas depois da guerra do Peloponeso começou a perder importância política, ainda que mantivesse o prestígio cultural. No século III da era cristã, foi saqueada pelos hérulos e, depois, os imperadores bizantinos anularam sua influência cultural em favor de Constantinopla.


Olimpíada

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram inaugurados oficialmente no solstício do verão do ano 776 antes da nossa era, porém já eram realizados desde muitos anos antes. Segundo uma antiga lenda helênica, os Jogos haviam sido criados por Hércules depois de haver limpado os estábulos do rei Augías e matá-lo porque este não ficou satisfeito com seu trabalho. Alguns indícios históricos assinalam que os Jogos havia começado uns quinze séculos antes de Cristo e foram suspensos várias vezes por diferentes motivos.

Eram celebrados cada quatro anos em Olímpia, onde estava o principal santuário de Zeus, com a participação de atletas de toda Grécia.

Inicialmente, tratava-se de uma competição de atletismo e luta que se realizava num único dia, porém novas regras foram criadas em 472 a. C. e em 350 a. C. que deram aos Jogos a forma com que passaram à História. Os Jogos Olímpicos alcançaram seu apogeu por volta do século V antes da nossa era, que foi chamado o ‘século de ouro’ de Atenas, porém seguiram desenrolando-se durante vários séculos, até que no ano 394 da nossa era o imperador de Constantinopla Teodósio o Grande os suspendeu por considerá-los uma celebração pagã.

Os Jogos Olímpicos da era moderna iniciaram-se em 1896, graças a uma iniciativa levada adiante pelo barão de Coubertin, que havia criado dois anos antes o Comitê Olímpico Internacional.

Para os gregos, que a partir de 776 a. C. acostumaram-se a medir o tempo pelos Jogos Olímpicos, a palavra ‘olimpíada’(ou também olimpiada), que tomou seu nome do monte Olimpo, designava o período de quatro anos transcorridos entre duas edições dos Jogos, porém atualmente ‘olimpíada’e ‘Jogos Olímpicos’ costumam ser usados como sinônimos.

2 comentários:

Cayo Vinícius disse...

Excelente texto!

Anônimo disse...

Muito bom! resumido e fácil de entender.