domingo, 16 de março de 2008

Símbolos do Paraná

Símbolos do Paraná
21/06/2003
PINHEIRO

Conhecido por sua magnitude e porte elegante, o pinheiro cujo nome científico é araucaria angustifolia, é a árvore símbolo do Paraná, medindo de 20 à 40 metros de altura e 1 à 2 metros de diâmetro em tronco cilíndrico, raramente bifurcado. A partir de março começa o amadurecimento das pinhas, cujos pinhões são apreciados pelo homem, servindo também de alimento para inúmeros animais como gralhas, esquilos, ouriços, pacas, etc....


Da mata de araucária que caracteriza a paisagem do sul do Paraná que primitivamente ocupava uma área de 73.780 km² dentro do Estado, atualmente restam apenas uma área de aproximadamente 1,3% estando a espécie ameaçada de extinção, devido a exploração indiscriminada de que vem sofrendo. Felizmente o paranaense desperta para a importância da preservação de sua árvore símbolo, através de campanhas, de reflorestamento e da reconstituição da flora nativa.

Curiosidades: A semente da araucária, o pinhão, é muito nutritiva. Pesquisas históricas e arqueológicas sobre as populações indígenas que viveram no planalto sul-brasileiro, de 6000 anos até os nossos dias, registram a importância do pinhão no cotidiano desses grupos. Restos de cascas de pinhões aparecem em meio aos carvões das fogueiras acesas pelos antigos habitantes das matas com araucária. Um depósito de restos de pinhões em meio a uma espessa camada de argila evidencia não apenas a existência do pinhão na dieta diária dos grupos, mas também uma engenhosa solução para conservá-lo durante longos períodos, evitando o risco de deterioração pelas ações do clima ou do ataque de animais.

Receitas de pratos doces e salgados com pinhão

BOMBOM DE PINHÃO
500 gramas de chocolate meio amargo, 500 gramas de chocolate ao leite, 1 kg de pinhão cozido e moído, leite condensado o suficiente e licor de chocolate a gosto. Vamos lá? Derreta o chocolate em banho-maria. Despeje-o em forminhas, espalhe até às bordas para que forme uma camada. Leve à geladeira por mais ou menos 3 a 5 minutos. Retire o recheio com a mistura de pinhão, leite condensado e o licor. Coloque mais chocolate para fazer o fundo do bombom. Retorne à geladeira para endurecer. Pronto!

PUDIM DE PINHÃO
1 xícara de pinhão cozido e triturado, 8 ovos, 1 xícara de açúcar e 2 colheres (sopa) de leite. Bata todos os ingredientes no liqüidificador, coloque para cozinhar em banho-maria, em forma caramelada. Leve ao refrigerador. Espere esfriar.

BOLO DE PINHÃO
4 ovos, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de pinhão cozido e moído, 1 xícara de manteiga, 1 xícara de leite condensado, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Bata as gemas com a manteiga até ficar uma massa cremosa. Acrescente o leite condensado, o pinhão, o fermento e a farinha. Misture bem. Bata as claras em neve e acrescente a mistura. Coloque em forma untada. Assar em forn quente (200ºC), por 20 a 25 minutos.

FAROFA - Em uma colher de óleo, frita-se uma cebola pequena bem picada, 2 dentes de alho, um pouco de bacon e uma chícara de pinhão moído. Por último, acrescenta-se uma xícara e meia de farinha de mandioca. Mexa bem até dourar. Acompanha feijoadas e carnes.

PINHÃO CARAMELIZADO
A semente é cozida em água sem sal, enquanto, em separado, prepara-se uma calda grossa com água, açúcar, cravo e canela em fogo baixo. Quando a mistura adquire consistência, joga-se na panela o pinhão descascado. Em seguida, apaga-se o fogo. A mistura, antes de ser consumida, descansa por 1 ou 2 dias.

OMELETE DE PINHÃO
6 ovos, 200 gramas de pinhão cozido e triturado, 1 colherinha de sal, tempero verde e uma colher de óleo. Bata os ovos inteiros, junte os outros ingredientes, misturando bem, coloque tudo em uma frigideira com o óleo já quente. Após alguns minutos, vire a omelete com o auxílio de espátulas. Em dois minutos a sua omelete de pinhão está pronta.

PAÇOCA DE PINHÃO COM CHARQUE
1 kg de pinhão cozido, descascado e moído, 1 kg de charque magro, cozido e desfiado, 2 colheres de banha e sal a gosto. Em uma panela de ferro, coloca-se a banha para aquecer, em seguida coloca-se o pinhão. Refogue. Em seguida, põe-se o charque mexendo-se muito bem para misturar. Coloque o sal e continue mexendo até a mistura ficar bem homogênea.

LICOR DE PINHÃO
1 kg de pinhão descascado e cru, 2 garrafas de cachaça, 1 xícara de açúcar e 1 litro d'água. Coloque em uma vasilha de vidro ou louça o pinhão e a cachaça. Tampe bem e deixe no escuro, por, no mínimo, 30 dias. Coa-se a cachaça. Em uma panela, coloque o açúcar e a água, ferva até derreter bem o açúcar e, aos poucos, colocque a pinga devagar, mantendo a mistura em fogo alto por mais 5 minutos. Após esfriar, engarrafe!

SALADA RÁPIDA DE PINHÃO
1/2 kg de pinhão cozido e triturado, 1 colherinha de sal, 1/2 cebola ralada, 1 macinho de cheiro verde, 1/2 xícara de vinagre. Numa travessa, coloque todos os ingredientes, misturando bem.


GRALHA-AZUL
Ave passeriforme da família dos Corvídeos, cientificamente denominada Cyanocorax caeruleus, foi declarado ave-símbolo do Paraná pela Lei Estadual nº 7.957, de 12 de novembro de 1984.

Gralha-azul transportando um pinhão em desenho de Poty Lazarotto.
O principal alimento da Gralha-azul no inverno é o pinhão, semente da araucária, árvore-símbolo do Paraná. Assim, a Gralha-azul sobrevive graças ao pinhão e o pinheiro que nasce das sementes espalhadas pela ave. Para comer, a gralha primeiro tira a cabeça do pinhão e depois dá bicadas para abrir a casca. Então enterra alguns pinhões, fazendo o plantio.

Originária do Brasil Meridional, a gralha azul é uma espécie relativamente média (39cm) de um azul reluzente, cabeça, pescoço e peito negros, penas da fronte arrepiadas formando uma espécie de topete, bico forte e cauda comprida. Vivem na mata, gostam de se reunir em bandos nos pinheiros, que ajudam a disseminar, pelo ato de desmanchar a pinha no galho, comendo somente um ou outro pinhão, enquanto a maioria das sementes, cai no solo e germina. É opinião da população rural sulina, que a gralha-azul planta o pinheiro, o que tem um fundo verídico, pois estas aves têm o costume de fazer provisões, esquecendo o pinhão, que acaba germinando, quando escondido no musgo ou em xaxim. Envolta em lendas, a gralha-azul, é um símbolo protegido por lei que contribui na tarefa de reflorestar o Paraná.

A LENDA
Recolhida ao galho, a Gralha, no alto de um pinheiro foi acordada pelo som dos golpes de um machado. Fugindo da cena da morte do pinheiro, a gralha voou para as nuvens, onde ouviu uma voz pedindo que ela voltasse para os pinheirais, que ela seria vestida de azul e que passaria a plantar pinheiros. A gralha ficou totalmente azul, menos ao redor da cabeça, onde permaneceu o preto dos corvídeos, e retornou para os pinheirais, espalhando a semente da araucária, deixando de ser lenda.

Nenhum comentário: