domingo, 16 de março de 2008

Classificação dos Hotéis no Brasil

Classificação dos Hotéis no Brasil
30/04/2003

Os tipos de classificação dos hotéis no Brasil já deu muita dor de cabeça em clientes e proprietários. Em consulta às diferentes classificações, aos seus respectivos serviços oferecidos, o Portal Turismo Informativo realizou pesquisa a fim de informar os visitantes. Conheça agora, quais são os tipos de classificação existentes no Brasil até o momento.

Clique em leia mais.:. e confira o conteúdo da classificação

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis ABIH, acredita na eficácia de várias classificações.
Visite o site: www.abih.com.br
Classificação da ABIH:

Simples

- Acomodações simples.

- Serviços básicos, podendo oferecer apenas hospedagem.


Econômico

- Acomodações modestas.

- Serviços de alimentos e bebidas.

- Disponibilidade para eventos.


Turístico

- Instalações e equipamentos de boa qualidade.

- Serviço de alimentos e bebidas, apesar de completos, podem estar sujeitos a horários pré-determinados.

- Instalações para reuniões.

- Pessoal com treinamento.


Superior

- Instalações e equipamentos de ótima qualidade.

- Serviço de alimentos e bebidas 24hs. Serviço de bar, instalações e equipamentos para eventos e reuniões.

- Pessoal qualificado e treinado.

- Áreas para lazer e trabalho.


Luxo

- Acomodações de luxo, instalações e equipamentos de excelente qualidade.

- Serviço de alimentos e bebidas durante 24 horas. Serviço de bar, banquetes e recepções.

- Pessoal qualificado e treinado para atendimento de clientes estrangeiros. Áreas exclusivas para lazer e trabalho.

- Facilidades como piscina, sauna , sala de exercícios, lojas e agências de viagens.


Super Luxo

- Acomodações de alto luxo, decoração suntuosa. Instalações e equipamentos de nível internacional.

- Serviço de alimentos e bebidas 24 horas por dia. Serviço de bar, de banquetes e recepções.

- Instalações e equipamentos para grandes eventos e reuniões.

- Pessoal qualificado para atendimento de clientes estrangeiros.

- Deve ter disponível o máximo de facilidades como por ex: 3 piscinas, saunas, sala de exercícios, lojas, agência de viagens, business center, salão de beleza etc.

A nova matriz, foi elaborada pela ABIH/Nacional, com total apoio e respaldo do setor hoteleiro. Mantém o sistema de classificação por estrelas (luxo cinco estrelas; superior quatro estrelas; turístico três estrelas; econômico duas estrelas e simples), adotado pela Embratur, mas com algumas inovações. A novidade fica por conta da categoria cinco estrelas plus, destinada aos hotéis superluxo, com características próprias cujo padrão supera as expectativas do hóspede.

O turismo pode também esbarrar em hotéis e pousadas que optaram por não se classificar em nenhum órgão nacional, como o Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e o Macksoud Plaza, em São Paulo. "A única classificação que prezamos é a do cliente ", explica Philip Carruthers, diretor geral do Copacabana Palace.

Os hotéis de charme estão despertando a vontade de milhares de pessoas em conhecer lugares paradisíacos.

São refúgios ecológicos, pequenas pousadas, hotéis cujo atendimento diferenciado, têm conquistado turistas do mundo todo. Hotéis muito agradáveis e confortáveis, com estilo. A utilização das pedras semi e preciosas do rico solo brasileiro, identificam os diversos tipos de hospedagem oferecidos, caracterizando o estabelecimento pela particularidade e requinte da pedra com referência ao charme do ambiente.

Confira a classificação:

Ametista

Caracterizado por ser um refúgio ecológico onde a decoração e os serviços, simples, guardam identidade com o local.

Água-Marinha

Caracterizado por ser um Hotel ou Pousada em local agradável, simples e confortável, de serviços que guardam identidade caseira com qualidade, cuja decoração reflita a cultura local.

Topázio Imperial

Caracterizado por ser um Hotel ou Pousada muito confortável, bem equipado, aconchegantes, com serviços agregados e esmerados, estilo e decoração requintada.

Esmeralda

Caracterizado por ser um aconchegante Hotel ou Pousada com conforto, instalações e serviços que atendam os padrões de exigência tradicional da hotelaria internacional.

Não basta possuir um hotel ou pousada para obter a classificação do seu hotel no Roteiro de Charme. Afinal, há uma filosofia comum a ser partilhada e exigências a serem atendidas.

O mapa de identificação dos hotéis associados deve apontar, respeitadas as individualidades, opções exclusivas.

Perfil de um candidato:
As candidaturas são analisadas em fevereiro e março de cada ano e julgadas uma vez por ano, em reuniões sucessivas da diretoria nos meses de junho, julho e agosto.

Após seu ingresso os hotéis associados permanecem independentes, respeitados os princípios associativos.

AVALIAÇÃO:
Serão beneficiados na avaliação os hotéis que os proprietários estejam envolvidos na administração e controle de qualidade.

a) Iniciará as avaliações que incluem visita anônima de um diretor. Se categórica, a posição negativa resultará em correspondência afim. Se positiva a apreciação, a diretoria da Associação, em contato direto com os proprietários, informará sobre os princípios associativos, estatutos e demais normas da Associação.

b) A Diretoria decidirá pela aprovação e classificação após receber correspondência comunicando o "de acordo" do candidato quanto às normas e estatutos da Associação.

IDENTIFICANDO O CHARME
Na diversificada listagem da Associação há refúgios ecológicos, fazendas, hotéis confortáveis e alguns bastante sofisticados. Seja qual for a característica de estilo, o que importa é o Charme, esse conceito subjetivo que significa genericamente uma união entre bom gosto, atenção com detalhes, paixão de servir, conforto compatível com expectativas dos hóspedes, localização privilegiada, construção adequada ao meio ambiente e à região, enfim, o conjunto de fatores que emprestam personalidade única ao local e ao próprio hotel.

PERFIL DE CANDIDATO
Garantido que o seu é um hotel (ou pousada) charmoso, confira então outras pré-condições da candidatura:

O hotel deve estar em funcionamento há pelo menos 2 anos sob a mesma administração, para que tenha consolidado seu perfil e padrão de serviços. Estar localizado preferencialmente em pontos de interesse turístico, histórico ou ecológico.

Deverá ter de 10 a 60 apartamentos e/ou suítes (exceções somente com aprovação unânime da Diretoria).

Estrelas, asteriscos, pedras preciosas, agora também peixes coloridos. No meio dessa confusão de símbolos, o turista . Saber onde se está indo nem sempre é tarefa fácil em viagens pelo Brasil. A atual classificação dos hotéis já deu muita dor de cabeça em clientes e proprietários. Até hoje não há um consenso sobre a melhor maneira de classificar os serviços dos cerca de 10 mil estabelecimentos brasileiros.

Quem avalia e classifica o hotel é o hóspede, as associações específicas ou o governo?

A empresa Brasileira de turismo Embratur vem, desde 1996, testando novas regras - que já não são mais obrigatórias e se aplicam, atualmente, a apenas 25 estabelecimentos no país, classificados em estrelas (de uma a cinco) após avaliação de órgãos especializados e credenciados no Inmetro.

A nova classificação demorou, mas saiu. Foi criado o conselho técnico da classificação de hotéis com três representantes do setor hoteleiro e três do governo – Embratur, Procon e Inmetro. (fonte: Gazeta Mercantil, 2002)

Em Parati, litoral do Rio de Janeiro, o professor de história, hoteleiro e prefeito da cidade José Cláudio de Araújo, 47, tem sido assediado pela imprensa. Resolveu criar uma nova classificação para os hotéis e pousadas da cidade. Saem as tradicionais estrelas da Embratur, entram peixes, que podem ser cor-de-rosa ou com as cores do arco-íris se o hotel quiser ser identificado com o público homossexual. Para Araújo, "a nova classificação de hotéis e pousadas é um jeito de incentivar os hoteleiros a investir no treinamento de pessoal", que segundo ele, "é desqualificado para uma cidade que vive do turismo".

Guias, como o Quatro Rodas, também conhecido e respeitado apresentam classificação, de hotéis e restaurantes.

Os bons ventos, porém, começam a soprar rumo a uma classificação padronizada, o que facilitaria a vida do turista. "Queremos um diálogo com o setor privado para definir uma única classificação", diz Ariovaldo Quaglia, chefe do departamento de qualidade do produto turístico da Embratur, que, devido a novas exigências e ao preço da auditoria (pode chegar a R$ 4 mil ), perdeu muitos hotéis da lista de classificação. Alguns dizem que o problema era o custo de classificação, outros afirmam que era o número de exigências.

A classificação continua sendo de maneira voluntária, também de maneira voluntária tendo como sugestão o Programa Hóspede da Natureza desenvolvido pela ABIH. É um programa que constitui-se em um manual prático de adequação ambiental produzido pela IHEI em parceria com a Associação Internacional de Hotéis e Restaurantes – IH&RA e com o Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente – UNEP.

Cada uma dessas categorias, costumam estar associadas a faixas específicas de tarifas. O importante a ressaltar que nesta definição de categorias são os custos envolvidos gira em torno da relação do nº func./ Uhs. (unidades habitacionais).

Para o Editor do Portal Turismo Informativo, Turismólogo Rodrigo Muzulão Nora, "de uma forma ou de outra, independente do órgão ou do sistema que classifica o estabelecimento escolhido, o cliente deve verificar se os serviços que o hotel oferece, estão realmente disponíveis".

Seu estabelecimento atende este segmento?

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Rodrigo Muzulão Nora
Editor do Portal TI - Assessor Cultural - Turismólogo
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