domingo, 16 de março de 2008

Especial - O portal entrevista o Deputado Rafael Greca de Macedo.

Especial - O portal entrevista o Deputado Rafael Greca de Macedo.
12/11/2002

Rodrigo Nora - Com que objetivos foram criados os Faróis do Saber?

Rafael Greca - Ciente de que é responsabilidade do poder público proporcionar à comunidade as mais amplas e diversificadas formas de acesso ao saber, na minha gestão como Prefeito de Curitiba (1993-1996), expandi o espaço do ensino formal construindo bibliotecas comunitárias, implantadas junto às escolas da Rede Municipal.

O aperfeiçoamento do ensino foi ampliado com a democratização do acesso ao conhecimento. A comunidade envolveu-se com a importância da leitura e da informação, possibilitando o desenvolvimento da consciência crítica, o avanço intelectual e cultural. Dessa forma, tentamos conscientizar a população que a disseminação do conhecimento é um bem que pertence à todos, além de ser um importante instrumento para a formação e o exercício da cidadania.

A síntese do meu trabalho na área da Educação foi a valorização e o resgate da cidadania, criando igualdade de oportunidade para todos.

Confira o conteúdo desta entrevista clicando em leia mais.:.

Rodrigo Nora - Onde o projeto buscou inspiração?

Rafael Greca - O projeto buscou inspiração na Biblioteca de Alexandria, que no século IV A.C., abrangia museus e escolas, tornando-se um centro científico literário. Alexandria simbolizou, através do seu farol, que guiava os navios para o porto, e da sua biblioteca, que preservava o saber humano, um ponto referencial da mais alta importância na história da humanidade.

A intenção dos Faróis do Saber é unir a leitura a uma programação de atividades voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento da criatividade, de forma a resgatar o interesse pelo gosto em freqüentar uma biblioteca como instrumento para a compreensão do mundo.
Cada Farol do Saber contém em seu acervo, uma Enciclopédia Barsa, a Bíblia Sagrada, os dicionários de referência, literatura infantil e juvenil, além dos 500 livros que o antropólogo e senador Darci Ribeiro considerava imprescindíveis para o conhecimento da cultura brasileira e universal. Ao todo são 7 mil livros por Farol, mais os computadores acoplados a sistemas de multimídia. Em Curitiba, em 1997, houve a média de 200 mil leitores por mês na de Faróis do Saber. Isto significou 2 milhões e 400 livros emprestados em apenas um ano.

Rodrigo Nora - Existia algo parecido no Brasil ou outro lugar do mundo?

Rafael Greca - Não com as características dos Faróis do Saber que eu criei, inicialmente, para Curitiba. O modelo deu tão certo que hoje há Faróis do Saber em várias cidades do Paraná, em São Luiz do Maranhão e em Haia, na Holanda.

Sou o maior entusiasta deste projeto e convido o povo a erguer as cidades, tendo livros por armas e faróis por sentinelas. Há 500 anos antes de Cristo, Sócrates já dizia: “As cidades não precisam ser governadas, precisam ser educadas.”

Rodrigo Nora - A idéia inicial foi alterada em função das necessidades ou solicitações da comunidade?

Rafael Greca - Não. Ela foi alterada pela atual administração. No sistema democrático, cada administração adota uma metodologia de trabalho com objetivos e prioridades diferentes. O mais importante na administração pública é o esforço da construção permanente, da ampliação do conhecimento, da preservação da identidade e da memória e da busca da justiça social para todos os cidadões.

Rodrigo Nora - Como deve ser de seu conhecimento, em 23 dos 45 faróis foi implantada Internet, com acesso gratuito à comunidade. Isso aboliu certas atividades culturais que eram desenvolvidas no espaço hoje ocupado pelos computadores. Como o senhor vê essa questão?

Rafael Greca - Acredito que o atual Secretário Municipal da Educação, ao implementar novas propostas de trabalho, disponibilizará professores e recursos humanos para orientar os usuários a explorarem todos os recursos da Internet de forma correta e eficaz.

Há hoje organizações competentes especializadas em criar e implementar soluções para Educação a Distância baseada na Internet. O aluno usando apenas um computador conectado a Internet é levado às próprias fontes do conhecimento. Os livros sempre estiveram disponíveis nas bibliotecas e nem por isso o professor deixou de existir.

Livros, Internet, computadores, multimídia, vídeo cassete, DVDs, TV a cabo, etc, são os meios de divulgar a cultura e o saber. No entanto, a boa educação sempre precisará de bons educadores.

Rodrigo Nora - Um dado levantado em minha pesquisa de campo é que os maiores usuários da Internet nos Faróis são crianças/jovens na faixa de 11 a 16 anos e que o maior interesse é pelos bate-papos. De 9 computadores conectados à Internet, apenas 2 ou 3, no máximo, estavam sendo usados para pesquisas/trabalhos escolares. Os demais, “navegavam” por sites de jogos, programas de TV, vida de artistas, chats. Qual é sua opinião sobre isso?

Rafael Greca - Reafirmo o que disse anteriormente. O Secretário da Educação deverá implantar uma metodologia de funcionamento que possibilite aos usuários a utilização correta da Internet para que os jovens possam usufruir da disponibilidade de obter informações em tempo real e da igualdade na facilidade de acesso ao saber. A Internet como um instrumento não dispensa a ação educativa.

Porém, é necessário assumir a responsabilidade de descobrir, no atual contexto de aceleradas transformações, como a tecnologia pode atuar de forma eficaz em prol da evolução para um mundo mais justo, fraterno e solidário.

Rodrigo Nora - O senhor acredita que a simples disponibilização de acesso gratuito à população, fará da Internet um instrumento útil para o exercício da cidadania?

Rafael Greca - Sim porque a forma como as pessoas realizam as suas atividades cotidianas está sendo rapidamente alterada por novas ferramentas e sistemas de informação. E essas mudanças fazem parte do progresso natural da humanidade.

A disponibilização de computadores e da Internet nos Faróis do Saber elimina o “apartheid” digital que ameaça os menos favorecidos, democratizando a cultura e a informação.

"Nesta nova era digital que estamos vivendo, é importante que a nova geração saiba que a maior riqueza que um homem pode possuir não são os bens materiais e sim o conhecimento". Concluiu o Deputado Rafael Greca de Macedo.

Redação Turismo Informativo


::::::::+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++:::::::

Biografia - RAFAEL GRECA
Rafael Valdomiro Greca de Macedo
PFL / Paraná


Profissão:
Engenheiro Urbanista e Economista

Nascimento:
17 de março de 1956

Filiação:
Eurico Dacheux de Macedo e
Therezinha Greca de Macedo

Cônjuge:
Margarita Elizabeth Pericás Sansone


Legislaturas
1999-2003.


Mandatos eletivos
Vereador, 1983-1987, Curitiba, PR, PDS; Deputado Estadual (Constituinte), 1987-1991, PR, PDT; Deputado Estadual, 1991-1992, PR, PDT; Prefeito, 1993-1996, Curitiba, PR, PDT; Deputado Federal, 1999-2003, PR, PFL.


Licenças
Licenciou-se do mandato de Deputado Federal na legislatura 1999-2003, para exercer os cargos de Ministro de Estado do Esporte e Turismo, de 2 de fevereiro de 1999 a 2 de maio de 2000, e de Secretário da Comunicação Social do Estado do Paraná, de 1º de dezembro de 2000 a 2 de janeiro de 2002.

Filiações partidárias
PDS, 1980-1985; PDT, 1985-1997; PFL, 1997-.

Atividades partidárias
Líder do PDT, 1990-1991.

Atividades profissionais
Diretor, Casa Romário Martins, Curitiba, PR, 1979; Diretor Fundador, Casa da Memória de Curitiba, PR, 1980; Engenheiro, IPPUC, Curitiba, PR, 1982-; Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná, 1997; Secretário de Governo do Estado do Paraná, 1997-1998; Secretário-Chefe da Casa Civil, Governo do Estado do Paraná, 1997-1998; Ministro de Estado do Esporte e Turismo, 1999-2000; Secretário da Comunicação Social do Estado do Paraná, 2000-2001.

Estudos e Graus universitários
Economia, UFPR, Curitiba, 1974-1977; Engenharia Civil - Urbanismo, UFPR, Curitiba, 1974-1978.

Conferencista, I Conferência de Cidades para o Século XXI, Rio de Janeiro, RJ, 1993; Conferencista, Encontro de Cidades Européias e Americanas para Criação do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano, BID/BIRD/ONU e Prefeitura de Barcelona, Espanha, 1993; Conferencista, II Seminário Internacional sobre Problemas Ambientais nos Centros Urbanos, Osaka, Japão, 1994; Conferencista, Fac. de Ciências Ambientais de Aveiro, Portugal, 1994; Conferencista, Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Lisboa, Portugal, 1994; Conferência Mundial de Prefeitos pela Paz e Solidariedade, ONU e Governo do Japão, Hiroshima, 1994; II Congresso de Marketing do Cone Sul, Curitiba, PR, 1994; Conferencista, Dia Mundial do Habitat, ONU, Curitiba, PR, 1995; Conferencista, VI Consulta sobre o Meio Ambiente, Organizações Não-Governamentais e BID, Curitiba, PR, 1995; Conferencista, Seminário Internacional Preparatório da Conferência Mundial do Habitat II, ONU, São Paulo, SP, 1995; Seminário Internacional sobre Reforma do Estado na América Latina e Caribe, MARE, Brasília, DF, 1995; Fórum da Ciência e Cultura, UFRJ, Rio de Janeiro, 1995; ECO-URB-95 – III Seminário Internacional sobre Problemas Ambientais dos Centros Urbanos, ONU, Rio de Janeiro, RJ, 1995; CONIP 95, SUCESU e IDETI, São Paulo, SP, 1995; Conferencista, Brazil Trade & Investiment, EXPO’96, Nova Iorque, EUA, 1996; Conferencista, A Experiência de Curitiba no Planejamento Urbano, Univ. de Harvard, Univ. de Columbia e Univ. da Virgínia, EUA, 1996; Conferencista, Habitat II - Conferência sobre Assentamentos Humanos, ONU, Istambul, Turquia, 1996; Conferencista, Seminário da Comissão Europa-América, URB-AL, Comunidade Européia e CIDEU, Nápoles, Itália, 1996; Conferencista (1999 a 2000): Feira de Turismo, Milão, Itália; 500 Anos, Roma, Itália; PRIX Itália, Florença, Itália; Feira de Turismo, Berlim, Alemanha; Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV. Curitiba, PR; Conferencista, Seminário Nacional sobre Aspectos Legais na Indústria da Erva Mate - Cascavel, PR, 2001.

Atividades parlamentares
CÂMARAS MUNICIPAIS, ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS E CÂMARA LEGISLATIVA DO DF: >AECPR: Comissão de Ordem Econômica e Social: Presidente. CONGRESSO NACIONAL: Comissão Mista Levantar as Causas e Efeitos da Violência: Suplente-; Comissão Representativa do Congresso Nacional: Titular. CÂMARA DOS DEPUTADOS: >COMISSÕES PERMANENTES: Educação, Cultura e Desporto: Titular; Fiscalização Financeira e Controle: Titular-; Minas e Energia: Suplente. >COMISSÕES ESPECIAIS: PEC nº 504/02, Iluminação Pública: Titular-;

Atividades sindicais
Membro, Academia Paranaense de Letras, cadeira nº 8; Membro, Associação de Parlamentares de Origem Italiana; Membro, Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná; Membro, Instituto de Engenharia do Paraná; Membro Concursado, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC; Criador, Associação dos Amigos da Festa da Ordem Terceira de São Francisco – AMIGO, em Curitiba, que desde 1978 promove o maior mutirão de caridade do Paraná; Presidente, 1982 a 1992, Casa dos Pobres e Albergue São João Batista, Curitiba; Membro, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Conselhos
Delegado Nacional, Organização Ibero-Americana de Cooperação Intermunicipal - OICI, 1994-1996; Conselheiro, Fund. Cultural de Curitiba, PR, 1997-2000.

Condecorações
Honra ao Mérito, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade do Paraná - CNEC, pelos relevantes serviços prestados à causa da educação comunitária, 1993; Comenda Lírios do Nhundiaquara, 1993; Mérito Al Sindaco di Curitiba, enquanto Prefeito de Curitiba, Consiglio Generale degli Italiani all’Estero, 1993; Prêmio Cidade de Curitiba, Câmara Municipal de Curitiba, 1994; Medalha do Pacificador, Ministério do Exército, 1994; Mérito de reconhecimento à Excelência Ecológica e Ambiental, Movimento Ecologista Mexicano, Cidade do México, México, 1995; ? XX Prêmio Colunistas de Marketing e Publicidade Paraná/96, nas categorias Ouro, Prata e Bronze pelas campanhas publicitárias sobre a divulgação de produtos e serviços; Ordem do Infante Dom Henrique, grau Comendador, Presidência da República Portuguesa. Lisboa, Portugal, 1996; Homem de Marketing do Brasil, Editora Referência, 1996; Mérito da Associação França-Brasil, 1996; Medalha Caio Prado Júnior, da União Brasileira de Escritores, 1996; Ordem de Mayo, Governo da Argentina, Buenos Aires, 1996; Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, Volvo, Curitiba, PR, 1995; Ordem do Castelo de Himeji, Japão, 1996; Cidadão Honorário de Himeji, Japão, 1996; Ordem do Pinheiro do Paraná, Governo do Estado do Paraná, Curitiba, 1996; Comenda Isabel La Católica, Rei Juan Carlos I da Espanha, Madri, 1996; World Habitat Awards, ONU, Inglaterra, 1996; Prêmio Integração Latino-Americana, Assunção, Paraguai, 1996; Ordem de Rio Branco, Grande-Oficial, 1996; Medalha Coronel Sarmento, PM, PR, 1997; Menção Honrosa, Associação Paranaense de Administradores Escolares, 1997; Mérito da Cidade de Jerusalém, prefeito Ehud Olmert, 1997; Vulto Emérito de Curitiba, CM, PR, 1998; Ordem do Rio Branco, Grã Cruz, 1999; Medalha Tiradentes, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 1999; Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 1999; Cidadania Honorária de Vila Boa de Goiás, Câmara Municipal daquela Cidade “Patrimônio Cultural da Humanidade”, 1999; Ordem do Mérito da República Italiana, Grande Oficial, Governo da Itália, 1999; Ordem do Mérito Brasília, Grã Cruz, Governo do Distrito Federal, 1999; Cidadão Santacruzense, Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália, 1999; Ordem do Mérito do Infante D. Henrique, Portugal, Grande Oficial, 2000; Grande Oficial da República Italiana, Presidente da Itália, 2001; Ordem do Mérito Naval, Ministério da Defesa, 2001; Ordem do Mérito da Bahia, Grande Oficial, Governo da Bahia, 2001; Ordem do Cruzeiro do Sul; Ordem de Honduras; Ordem de Caxias.

Obras publicadas
MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Bastião da pá de lixo. Curitiba: Fiel, 1970. ____. Cada um cai do bonde como pode. Curitiba: Ed. do Autor, 1973. ____. Quantos países moram nas ruas de Curitiba: Curitiba: Ed. do Autor, 1990. ____. Caminhos para o Paraná do próximo milênio: 28 rotas de transporte. Curitiba: Ed. do Autor, 1990. 68 p. ____. Poema ao rio Iguaçu. Curitiba: Instituto Farol do Saber, 1997. 9 p. il. ____. Verdades e mentiras de meu tempo de ministro. [S.l.: s.n], 2000.

Outras informações relevantes
Criou e desenvolveu: Farol do Saber (bibliotecas junto às escolas municipais e abertas à comunidade); Rua da Cidadania (espaço que reúne todos os órgãos da administração municipal, em cada administração regional); Lições Curitibanas (livro escolar que que ensina a ler, escrever, contar, a conhecer e amar a cidade); Farmácia Curitibana (kit de medicamentos distribuído gratuitamente nos centros de saúde); Vilas de Ofício (moradias populares que unem residência e trabalho, estimulando a criação de microempresas).

Nenhum comentário: