domingo, 16 de março de 2008

Dicas para suas férias sem aborrecimentos

Dicas para suas férias sem aborrecimentos
03/01/2005
Viagem
1. Contrate um agente profissional. À primeira vista, pode parecer que fica mais barato fazer tudo por conta própria, mas só o agente pode livrá-lo de “roubadas”. Exemplo? Chegar a uma cidade para estadia curta e descobrir que é feriado.

2. Melhor não quitar o pacote turístico à vista. Pague metade na ida e o restante no embarque ou na volta. É um recurso que oferece mais segurança.

3. Se você tem pressa, viaje de madrugada. Vôos marcados para decolar ou aterrissar antes das 10 horas costumam ser mais pontuais.

Compras
4. Cuidado com a chamada “garantia estendida”. Na verdade, trata-se de um seguro que cobrirá o produto quando acabar a garantia do fabricante. Muitas lojas incluem o seguro no preço sem discriminá-lo.

5. Atenção ao tempo de uso dos produtos. Por exemplo, a vida útil de um colchão é em torno de 8 anos. Calcule, portanto, o valor do investimento ao longo do tempo.

Crédito
6. Você sabia que os cartões de crédito não são fiscalizados pelo Banco Central? Por isso, alguns cobram juros que chegam até 15% ao mês — mais de 437% ao ano. Como a cobrança não é ilegal, ao consumidor só resta evitá-la.

7. Se uma oferta é boa demais para ser verdade, provavelmente ela não é. Não acredite em milagres — preços muito baixos ou excesso de facilidade no pagamento podem esconder golpes.

Indicamos: Associação de Defesa do Consumidor Coordenadora da ProTest e Revista dinheiro


ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL:

A = ALFA
B = BRAVO
C = CHARLIE
D = DELTA
E = ECO
F = FOX
G = GOLF
H = HOTEL
I = ÍNDIA
J = JULIETE
K = KILOMETRO (KILO)
L = LIMA
M = MIKE
N = NOVEMBER
O = OSCAR
P = PAPA
Q = QUEBEC
R = ROMEO
S = SIERRA
T = TANGO
U = UNIFORME
V = VICTOR
X = X-RAY /XADREZ (no Brasil)
Y = YANKEE
W = WISKY
Z = ZULU


Rodrigo Muzulão Nora
Editor do Portal TI - Assessor Cultural - Turismólogo

Nenhum comentário: