quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Agenda 21 - Os desafios por uma cidadania planetária

Agenda 21 - Os desafios por uma cidadania planetária
07/09/2002

Com relevante representatividade o Seminário Agenda 21 Paraná aconteceu dia 05 de setembro no Hotel Bourbon sito a rua Cândido Lopes, 102 em Curitiba. O evento reuniu entidades de diversas áreas sendo apresentado resultados dos grupos, proporcionando o conhecimento geral das idéias e compromissos para as atuais e futuras gerações.

A comissão organizadora, ao definir os grupos por cores, primou pela heterogeneidade de experiências, conhecimentos e formações como princípio norteador dos trabalhos em grupo, enriquecendo assim o resultado final das discussões.

Em 1992, no Rio de Janeiro, realizou-se a CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RIO-92. Promovido e patrocinado pela ONU (ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS), o evento aprovou a AGENDA 21, ou seja, consagrou os mais elevados princípios de defesa do bem mais importante que o homem tem a seu dispor, a própria terra.

"A HUMANIDADE É PARTE DA NATUREZA. O BEM ESTAR E A SOBREVIVÊNCIA DE TODA VIDA DEPENDE DO FUNCIONAMENTO NATURAL DOS ECOSSISTEMAS."

Na palestra final, a representante do Ministério do Meio Ambiente, fez uma abordagem sobre as 21 metas brasileiras rumo a sustentabilidade priorizadas na Agenda 21 Nacional.

AGENDA 21 GLOBAL
É o principal compromisso assumido pelos 179 países participantes da RIO-92. A prática de um novo padrão de desenvolvimento sustentável constitui o desafio do século XXI no sentido de conjugar esforços na busca de um equilíbrio econômico, justiça social e da conservação dos recursos naturais.
"NÓS SOMOS DA NATUREZA E ESTAMOS NA NATUREZA. DELA SOMOS DEPOSITÁRIOS E PORTA-VOZES CONSIENTES."

AGENDA 21 BRASILEIRA
A partir de 1997, com base na AGENDA 21 GLOBAL, começa a construção da AGENDA 21 BRASILEIRA, para a qual foram escolhidos os seguintes temas centrais:
- GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS;
- AGRICULTURA SUSTENTÁVEL;
- CIDADES SUSTENTÁVEIS;
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL;
- REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS;
- INFRA-ESTRUTURA E INTEGRAÇÃO REGIONAL;

É IMPORTNTE QUE AS PROPOSTAS E RECOMENDAÇÕES DESTE DOCUMENTO SEJAM INSTRUMENTO E REFERÊNCIA PARA AS DIVERSAS ÁREAS DA GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA DO PAÍS.


AGENDA 21 PARANÁ
Viabilizar a participação e incentivar os segmentos sociais na convergência dos interesses coletivos será o papel do Governo do Estado. Tecer a AGENDA 21 PARANÁ com vistas a identificar as prioridades, as vocações regionais e definir prioridades de investimentos serão as bases de construção e de fomento às políticas já implantadas.

AGENDA 21 LOCAL
* Planeje os serviços essenciais de sua cidade.
* Selecione as prioridades.
* Discuta amplamente com a sociedade.
* Incentive a criação de grupos de trabalho.
* Incentive a criação do Fórum da Agenda 21 Local.

AGENDA 21 LOCAL NÃO É UMA SOLUÇÃO ESPECÍFICA, MAS UMA METODOLOGIA QUE CRIA MELHORES CONDIÇÕES PARA O ENCAMINHAMENTO DE TODAS AS QUESTÕES BÁSICAS PARA A VIDA DA POPULAÇÃO.

O QUE O PARANÁ TEM FEITO:

GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS.
- REDE DE BIODIVERSIDADE;
- RIO LIMPO;
- PRÓ-SANEAMENTO - RESÍDUOS SÓLIDOS;
- DESENVOLVIMENTO FLORESTAL;
- FUNDOS DE VALE - MATAS CILIARES;
- PRÓ-ATLÂNTICA;
- BAÍA LIMPA / PLANTANDO PALMITO;

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL.
- PARANÁ 12 MESES;
- PARANÁ AGROINDUSTRIAL;
- TERRA LIMPA;

CIDADES SUSTENTÁVEIS.
- PROSAN;
- PARANÁ URBANO;
- CASA FELIZ-PARANÁ SOLIDARIEDADE;
- PARANÁ SAN;
- VOLUNTÁRIO GUARDA-VIDAS;
- ABC DA SEGURANÇA;

CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
- FÁBRICA DO AGRICULTOR;
- UNIVERSIDADE DO CAMPO;
- USINA DO CONHECIMENTO;
- PARANÁ TECNOLOGIA;

REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS.
- REDE DE PROTEÇÃO À VIDA;
- VILAS RURAIS;
- PARANÁ MAIS EMPREGOS;
- CONDOMÍNIO TERCEIRA IDADE;
- LINHA / ESTAÇÃO DO OFÍCIO;
- VALE SABER;
- CARTILHA DO CIDADÃO;
- ARTESANATO PARANAENSE;
- PARANÁ INDÍGENA;
- SUPER SOPA;
- DA RUA PARA A ESCOLA;

INFRA ESTRUTURA / INTEGRAÇÃO REGIONAL.
- ANEL DE INTERLIGAÇÃO;
- PARANÁ URBANO;
- COMBOIO CULTURAL;
- PARANÁ URGÊNCIA E EMERGÊNCIA;
- REDE PROTEÇÃO À VIDA;
- e-PARANÁ / GOVERNO ELETRÔNICO;
- PARANÁ MINERAL;
- PROGRAMA DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS;
- CAMINHOS DA EDUCAÇÃO E DA PRODUÇÃO.


Este processo não acaba por aqui, a agenda 21 é um compromisso a ser firmado entre todos os setores e segmentos sociais, no qual a troca de experiências, o estabelecimento de parcerias, assim como o envolvimento de todas as instâncias ao longo desse processo, são condições imprecindíveis para que possamos atingir o desenvolvimento sustentável.

É com muita satisfação venho participar deste importantíssimo evento nacional realizado pela Comissão Governamental organizadora e estar contribuindo para o rol de programas e projetos que guardam relação com os Seis Eixos Temáticos da Agenda 21 Brasileira onde envolveu diversos órgãos estaduais em uma Comissão Governamental que culminará na instituição do Fórum Estadual da Agenda 21.
Eu, Rodrigo Nora, agradeço a todos os colegas presentes no seminário com especial a Arquiteta Claudia Cristina Taborda Dudeque da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Turismo pela primazia ao atendimento prestado durante todo o evento, enriquecendo meus conhecimentos e de minha colega Doraliza Cáceres Miranda que esteve comigo durante os debates nos grupos.

Nenhum comentário: