quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

FBC&VB e Embratur lançam nova Marca Brasil em Berlim

FBC&VB e Embratur lançam nova Marca Brasil em Berlim
24/02/2005

Uma nova fase da promoção comercial do turismo e da indústria do Brasil começa na semana entre 11 e 15 de março, em Berlim, durante a feira ITB - International Tourism Exchange Berlin - um dos mais importantes eventos internacionais do setor. É que será lançada no evento a nova marca com a qual o Brasil pretende disputar o mercado externo, divulgando seu vasto potencial e consolidando o crescente interesse em torno de nossos produtos que ocorre hoje em todo o mundo e mais fortemente na Europa.

“O Brasil está na moda, com nossa cultura e nossa história recente, por isso não poderia haver melhor momento para lançarmos a nova Marca Brasil”, comenta o presidente da FBC&VB, João Luiz dos Santos Moreira, que na última sexta-feira, dia 18, participou, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em São Paulo, de um encontro dos ministros do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, dos presidentes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz; da APEX (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), Juan Quirós; da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf; com as principais lideranças da indústria brasileira, para apresentação do novo conceito de marketing promocional do país no exterior.

No encontro, os empresários conheceram todo o projeto da nova Marca Brasil, que servirá não apenas para incrementar as ações que a FBC&VB e a Embratur desenvolvem no exterior, sobretudo participando e levando empresas de turismo às principais feiras internacionais, como será adotada em centenas de produtos brasileiros de exportação e campanhas de promoção comercial do país em todo o mundo. A decisão do ministro Furlan de incorporar a nova marca às ações do MDIC, segundo revelou ele no encontro na Fiesp, deve-se ao elevado nível de qualidade e genialidade que tem o projeto, desenvolvido por iniciativa da Embratur como resultado direto do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil, a primeira iniciativa do gênero na história do País, esboçada a partir do ano passado, com um concurso público que acabou por premiar o design Kiko Perez, autor do conceito da nova identidade visual do país no mercado externo.

Furlan confidenciou que a iniciativa de apresentar a nova Marca Brasil aos empresários, que a partir de agora podem contar em todas suas ações de venda de produtos e serviços brasileiros no exterior, surgiu durante uma conversa entre ele, o ministro Mares Guia e o presidente Lula, durante um vôo entre Venezuela e Brasil, em que a campanha foi bem elogiada. A nova marca, segundo o presidente Lula, deve ser aplicada em todo os programas de promoção, divulgação e apoio à comercialização dos destinos, produtos e serviços turísticos brasileiros e iniciativas de ampliação da presença brasileira no mercado internacional.

Para o presidente da FIESP, Paulo Skaf, o impacto com a apresentação da nova marca foi melhor que o esperado. "Nitidamente foi feito um trabalho criterioso e competente e o resultado tem a ver com o Brasil. Precisamos contar para mais gente quem somos e o que temos, mostrar esse símbolo brasileiro", disse aos empresários. "Um país se constrói agregando valor", completou.

O ministro Mares Guia, entusiasmado com o novo símbolo, disse que a nova Marca Brasil irá representar uma imediata valorização da imagem do turismo brasileiro, assim como dos principais atributos de exportação do País no exterior. Desenvolvida a partir do Plano Aquarela, o conceito da nova marca é resultado de intensas pesquisas feitas por consultores liderados pelo especialista espanhol José Chias, contratado pela Embratur, em pelo menos dezoito mercados, para avaliar a melhor linguagem, tendências e as bases que servirão às futuras ações de marketing no exterior. Com o envolvimento do MDIC, por meio da APEX, o conceito ampliou-se além do turismo, passando a vislumbrar também o comércio exterior brasileiro. Chias é o autor do “Sol de Miro”, marca que a Espanha usou para intensificar fortemente sua imagem turística e comercial no exterior, mantida até hoje como um ícone da promoção comercial internacional.

“O turismo não é um segmento estanque. Trata-se de um setor de grande alcance econômico, político e social, por isso a idéia da Embratur e da FBC&VB de apostar no conceito de que não vendemos apenas destino, mas o produto Brasil, como fazem todos os países que hoje lideram o setor", acrescentou o presidente da FBC&VB, João Moreira, para quem o lançamento internacional da Marca Brasil, no estande do país na ITB, em Berlim, “será um marco histórico de uma nova relação institucional entre os próprios órgãos públicos gestores da política de promoção comercial do Brasil no exterior, entre os setores público e privado brasileiros e, finalmente, do país com o mundo”.

Também participaram do evento os vice-presidentes da FBC&VB Paulo Boechat e Pedro D`Aléssio, que aproveitaram o encontro para trocar informações com importantes lideranças políticas e empresariais presentes ao encontro, como os ex-governadores Antonio Brito(RS) e Antonio Fleury(SP).

Moreira colocou a FBC&VB ao dispor para orientar sobre o uso da nova Marca Brasil em projetos internacionais de setores de destaque da economia nacional. O evento também reuniu os presidentes das Associações Brasileiras de Máquinas e Equipamentos, Abimaq; Têxtil e Confecção, Abit; Calçados, Abicalçados; do Café, Abef; de Gemas e Metais Preciosos, IBGM; de Mobiliário, Abimóvel; da Alimentação, Abia; de Exportadores de Carne, Abiec e de Cosméticos e Perfumaria, Abihpec.

A estréia da nova marca na Europa, segundo Moreira, poderá ser acompanhada pelo Brasil, a partir de um acordo que a FBC&VB está firmando com a Radiobrás para uma intensa cobertura da presença do país na ITB.
Indicamos: FBC&VB

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