quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

IPHAN 10º Superintendência Regional

IPHAN 10º Superintendência Regional
27/08/2002
Em 1937, foi criado, no então Ministério da Educação e Saúde, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional cuja direção coube ao intelectual mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. A atuação do novo órgão, porém só foi viabilizada com a edição do decreto lei nº 1937. Em 1946 passou a ser diretoria - DPHAN, em 1970, Instituto - IPHAN. Visite o site do IPHAN
http:/www.iphan.gov.br/bens/Mundial/mundial.htm

Conheça a série Patrimônio da Humanidade.

Uma coleção multimídia, única no mercado por seu grande conteúdo informativo e quantidade de ilustrações. São 12 DVDs e 9 livros apresentando todos os tesouros culturais da humanidade.
Trata-se de uma coleção luxuosa, com encadernação especial, feita para ser utilizada por geração após geração, como todos os produtos da Barsa. O Coliseo, na Itália, o Pártenon, na Grécia, o Pelourinho, no Brasil, o Taj Mahal, na Índia, as pirâmides, no Egito, a Catedral de Bourges, na França, e tantos outros lugares e construções fazem parte desta coleção inédita. O material foi desenvolvido em parceria com o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. Os livros apresentam 5.300 fotos de alta qualidade, de 650 lugares e 100 países. Já os DVDs, interativos, contêm documentários com mais de 70 locais e monumentos de todos os continentes, em mais de 20 horas de filmes, com imagens e som de alta definição. Na Espanha, 50 mil coleções foram vendidas em apenas um ano.

Cidades Patrimônio

É a humanidade quem declara: “este lugar é intocável, precisa ser preservado para todos.” É a humanidade quem reconhece: “este lugar tem história, tem cultura, precisa fazer parte da história e da cultura de todos.” Por fim, é a humanidade quem declara com pompa, circunstância e letra maiúscula: “estes são Patrimônios da Humanidade.”

É a humanidade, através da Unesco, órgão da ONU, quem define o que deve e o que não deve ser preservado para todos. Podem ser patrimônios culturais como monumentos, edifícios, ou áreas que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico, ou patrimônios naturais como formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético.

O Brasil tem muitos patrimônios tombados pela Unesco e outros tantos que mereceriam mas ainda não foram. Um gigante de tanta natureza é um patrimônio dos brasileiros. Mas é bem mais. É um patrimônio do Homem.

IPHAN 10º Superintendência

Em 1979, já dentro do Ministério da Educação e Cultura, foi transformado em Secretaria SPHAN. Na mesma ocasião foi criada a Fundação Nacional Pró-Memória, com a incumbência de operacionalizar e proporcionar os meios e recursos para o desenvolvimento das tarefas de preservação do patrimônio Cultural. Abaixo fotos de pinturas no muro do IPHAN do patrimônio histórico da Lapa.

Com a criação do Ministério da Cultura - MinC, em 1985, o sistema SPHAN/Pró-Memória passou a integrar sua estrutura. Em 1990, estes dois órgãos foram transformados no IBPC - Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural, autarquia vinculada à Secretaria da Cultura da Presidência da República, constituído pelo decreto 99.492 de 3 de setembro de 1990, responsável pela preservação cultural no país. Abaixo foto da pintura no muro do IPHAN referente a Igreja Matriz de Paranaguá.

Após 1992, voltou a vincular-se ao Ministério da Cultura, e através da Medida Provisória nº 610 de 8 de setembr4o de 1994, passou novamente a denominar-se IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Contudo, todas estas mudanças não alteram o seu objetivo principal: a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Abaixo pintura no muro do IPHAN da Igreja de Paranaguá.

A casa onde está localizada a 10º Superintendência Regional do IPHAN, no Paraná, é um dos mais expressivos exemplares da arquitetura paranaense de madeira. O imóvel foi construído em 1920, numa chácara situada no atual bairro do Portão. Com o desenvolvimento da cidade ficou localizado em um ponto de valorização imobiliária e seria inevitavelmente demolida. A aquisição pelo IPHAN, possibilitou a salvaguarda da casa que foi desmontada e trasladearem 1985, para a Rua José de Alencar, 1808, no Bairro Juvevê, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal.

Maiores informações entre em contato com IPHAN. Fone: 41-2647971 ou por e-mail -
iphan10@ipnet.com.br

Agradeço a gentileza em especial a Célia e todos os funcionários e estagiários do IPHAN 10º Superintendência Regional Curitiba - Paraná pelo atendimento e cordialidade.

Visite o site do IPHAN - http:/www.iphan.gov.br/bens/Mundial/mundial.htm

Nenhum comentário: