quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

MAC/PR - Museu de Arte Contemporânea do Paraná

MAC/PR - Museu de Arte Contemporânea do Paraná
03/12/2002

A idéia da criação de um museu de arte do Estado, alimentada por artistas e intelectuais, foi concretizada sob a orientação de Fernando Pernetta Velloso, então chefe da Divisão de Planejamento e Promoções Culturais da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná foi criado pelo Decreto nº 18.447, de 11 de março de 1970. Sua instalação, prevista inicialmente para o andar térreo do Teatro Guaíra, foi impedida por um incêndio ocorrido nesse local. Em 12 de março de 1971, o Museu foi oficialmente inaugurado em sede provisória, na Rua 24 de Maio, no prédio pertencente à Associação dos Servidores Públicos do Paraná.

Confira o conteúdo completo sobre o MAC/PR clicando em leia mais.:.

O Prédio
De singular importância no cenário urbano de Curitiba, o prédio do Museu de Arte Contemporânea do Paraná é de estilo eclético, ocupando uma área de 1992 m² na rua Desembargador Westphalen, entre as praças Zacarias e Rui Barbosa.

Sua construção foi iniciada em 1926 e em 28 de janeiro de 1928 o prédio foi inaugurado pelo Governador Caetano Munhoz da Rocha para sediar a Diretoria de Saúde Pública. Posteriormente, abrigou a Secretaria de Saúde e Assistência Social e a Secretaria do Trabalho.

Em 1974 foi reformado e destinado para a sede do Museu de Arte Contemporânea, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 06 de março de 1978.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR) tem por finalidade recolher, abrigar e preservar as obras dos mais representativos artistas brasileiros, em especial paranaenses, além de amparar, estimular e divulgar a criação contemporânea nas suas diferentes modalidades. Também promove intercâmbio cultural e artístico com outras entidades congêneres do país e do exterior.


Localizado no centro da cidade de Curitiba, em um prédio próprio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná, o Museu realiza exposições temporárias de artes visuais de vanguarda e também mostras de seu acervo. Esse acervo, composto por mais de 1.150 obras, é apresentado alternadamente em exposições temáticas.

Um dos eventos mais tradicionais promovido pelo MAC/PR é o Salão Paranaense, o único ininterrupto e o mais antigo do país. É uma vitrine de tendências da arte, ao mesmo tempo incentivador da produção artística contemporânea.

Acervo
O acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná vem sendo formado desde sua fundação, em 1970, através das premiações do Salão Paranaense e de doações, que são submetidas à avaliação e aprovação do Conselho Consultivo do Museu. São mais de 1.150 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e outras manifestações artísticas, que perfazem a trajetória da arte contemporânea do país e, em especial, do Paraná.

Nomes conhecidos nacionalmente fazem parte do acervo, entre os quais Arcangelo Ianelli, Tomie Othake, Juarez Machado, Kathe Kollwitz, Burle Marx, Luiz Henrique Schwanke, Uiara Bartira, Raul Cruz, Zimmermann, Poty.

O acervo é apresentado, alternadamente, em exposições temáticas, propiciando ao espectador a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos através do convívio com obras de arte.

Salão Paranaense
O Salão Paranaense é um certame oficial de artes visuais do Estado do Paraná, instituído pelo Decreto nº 2.004 de 23 de setembro de 1944, que visa incentivar a produção artística contemporânea. É o evento mais tradicional promovido pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o único Salão ininterrupto e o mais antigo do país. O Salão Paranaense é uma vitrine de tendências da arte, ao mesmo tempo que incentiva a produção artística contemporânea.

Visitas Monitoradas
Com o objetivo de proporcionar uma maior participação da comunidade em seus eventos culturais, despertar o hábito de freqüentar o Museu e aprimorar o senso estético, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná oferece para escolas e grupos interessados um serviço de monitoria.

Realizadas de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 18h, com prévio agendamento.

Agendamento:
De segunda a sexta-feira, das 14 às 18hs
Fone: (41) 323-5265 e 222-5172
Visite o site: http:/www.pr.gov.br

Nenhum comentário: