Curitiba Convention & Visitors Bureau
08/08/2003
Trata-se de um instituto de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza cultural, instituída e mantida pela iniciativa privada que pertence ao trade turístico local e por entidades e instituições que tenham interesse direto no desenvolvimento do turismo e nos resultados positivos decorrentes deste.
Tem por missão o desenvolvimento do turismo de Curitiba, principalmente através da qualificação da oferta turística em todos os seus níveis.
Os mais de 600 Conventions Bureaux espalhados pelo mundo e os quase 30 atuantes no cenário nacional são organizações de marketing cujo objetivo principal é a promoção da imagem da cidade ou região a qual pertencem visando com isso o aumento do fluxo de turistas e o aprimoramento da infra-estrutura e serviços turísticos.
Embora totalmente independentes entre si, diferindo em formas de constituição e/ou administração os Conventions Bureaux mantêm um estreito relacionamento, além de compartilharem uma filosofia de trabalho e de cooperação comuns, objetivando o desenvolvimento e a formação de uma consciência do importante papel do turismo como atividade econômica.
Atendendo a esta necessidade de atualização e qualificação do atendimento turístico, foi criado em agosto de 2000, o Curitiba Convention & Visitors Bureau.
Na qualidade de instituto, o Curitiba Convention & Visitors Bureau conta com várias categorias de sócios, além de entidades fundadoras:
ABAV/PR
Associação Brasileira das Agências de Viagens.
ABEOC/PR
Associação Brasileira das Empresas de Eventos.
ABIH/PR
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis.
ACP/PR
Associação Comercial do Paraná.
SEBRAE/PR
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
SINDETUR/PR
Sindicato das Empresas de Turismo do Paraná.
SINDOTEL
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba.
Além disso, o CC&VB apoia iniciativas governamentais cujos objetivos sejam coincidentes com os seus e desenvolve projetos conjuntos com os órgãos públicos de turismo municipal e estadual. O CC&VB conta com os seguintes órgãos em sua estrutura organizacional: Assembléia Geral e Conselhos: Consultivo, Deliberativo, Fiscal e Diretor, sendo este último o órgão executivo.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver e aprimorar a infra-estrutura e os serviços turísticos na cidade de Curitiba e região Metropolitana, visando a atração de visitantes através do planejamento e execução de ações de marketing, que resultem na formação de uma imagem favorável para a realização de eventos, viagens, programas de incentivo e projetos turísticos diversos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover treinamentos e cursos objetivando aprimorar a mão-de-obra do setor de turismo e de eventos da cidade e Região Metropolitana de Curitiba;
Estimular, incrementar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento do turismo na Cidade e Região Metropolitana de Curitiba, bem como manter a atualização do banco de dados;
Manter intercâmbio com atividades congêneres em âmbito regional, nacional e internacional a elas se associando para melhor atingir seus objetivos ;
Prestar assessoria técnica às entidades ou empresas promotoras de eventos no estudo de viabilização e no projeto de realização de eventos na região de Curitiba;
Promover a integração dos diversos segmentos atuantes na área de turismo em nível local;
Coordenar os contatos entre a iniciativa privada do trade turístico local e os órgãos governamentais.
BENEFÍCIOS GERAIS DA ATUAÇÃO DOS CONVENTIONS BUREAUX
Criação de novas oportunidades de venda de produtos ou serviços da oferta turística;
Maior retorno financeiro com o aumento da venda destes;
Redução dos problemas decorrentes da sazonalidade da indústria turística;
Melhoria da qualidade de infra-estrutura turística;
Maior conscientização do poder público;
Profissionalização do processo de captação de eventos e de geração de novo eventos;
Conscientização das entidades/empresas promotoras da vantagem de utilização de serviços e infra-estrutura qualificados como forma de atingir sucesso no evento;
Atualização permanente sobre as tendências do mercado turístico e conseqüente maior capacitação da oferta para manter os níveis de competitividade;
Profissionalização da fornecimento de informações aos órgãos de imprensa do trade turístico sobre as melhorias de Curitiba para o atendimento da população.
AÇÕES
Levantamento e compilação de dados sobre a infra-estrutura geral para a realização de eventos na região de Curitiba;
Produção de material promocional sobre Curitiba, voltado especificamente à captação de eventos e a inserção da cidade em roteiros turísticos diversos;
Participações em eventos regionais, nacionais e internacionais com a finalidade de promover a divulgação da região de Curitiba como destino ideal para recepção de turistas;
Aproximação com entidades estaduais e nacionais, potenciais promotoras de eventos, visando conscientizá-las da importância e dos benefícios gerados pela promoção de eventos;
Implantação do sistema de pesquisa para captação de eventos e atualização permanente do banco de dados;
Assessoria a entidades potenciais e efetivas promotoras de eventos no estudo de viabilidade e elaboração de projetos de eventos, de candidatura de cidades - sede e de visitas de inspeção;
Coordenação do relacionamento com imprensa, e atualização permanente de informações referentes a projetos e captação de novos eventos, novos empreendimentos e todos os assuntos relacionados com os objetivos do CCV&B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário