quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Curitiba Convention & Visitors Bureau

Curitiba Convention & Visitors Bureau
08/08/2003

Trata-se de um instituto de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza cultural, instituída e mantida pela iniciativa privada que pertence ao trade turístico local e por entidades e instituições que tenham interesse direto no desenvolvimento do turismo e nos resultados positivos decorrentes deste.

Tem por missão o desenvolvimento do turismo de Curitiba, principalmente através da qualificação da oferta turística em todos os seus níveis.

Os mais de 600 Conventions Bureaux espalhados pelo mundo e os quase 30 atuantes no cenário nacional são organizações de marketing cujo objetivo principal é a promoção da imagem da cidade ou região a qual pertencem visando com isso o aumento do fluxo de turistas e o aprimoramento da infra-estrutura e serviços turísticos.

Embora totalmente independentes entre si, diferindo em formas de constituição e/ou administração os Conventions Bureaux mantêm um estreito relacionamento, além de compartilharem uma filosofia de trabalho e de cooperação comuns, objetivando o desenvolvimento e a formação de uma consciência do importante papel do turismo como atividade econômica.

Atendendo a esta necessidade de atualização e qualificação do atendimento turístico, foi criado em agosto de 2000, o Curitiba Convention & Visitors Bureau.

Na qualidade de instituto, o Curitiba Convention & Visitors Bureau conta com várias categorias de sócios, além de entidades fundadoras:

ABAV/PR
Associação Brasileira das Agências de Viagens.

ABEOC/PR
Associação Brasileira das Empresas de Eventos.

ABIH/PR
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis.

ACP/PR
Associação Comercial do Paraná.

SEBRAE/PR
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

SINDETUR/PR
Sindicato das Empresas de Turismo do Paraná.

SINDOTEL
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba.

Além disso, o CC&VB apoia iniciativas governamentais cujos objetivos sejam coincidentes com os seus e desenvolve projetos conjuntos com os órgãos públicos de turismo municipal e estadual. O CC&VB conta com os seguintes órgãos em sua estrutura organizacional: Assembléia Geral e Conselhos: Consultivo, Deliberativo, Fiscal e Diretor, sendo este último o órgão executivo.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver e aprimorar a infra-estrutura e os serviços turísticos na cidade de Curitiba e região Metropolitana, visando a atração de visitantes através do planejamento e execução de ações de marketing, que resultem na formação de uma imagem favorável para a realização de eventos, viagens, programas de incentivo e projetos turísticos diversos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover treinamentos e cursos objetivando aprimorar a mão-de-obra do setor de turismo e de eventos da cidade e Região Metropolitana de Curitiba;

Estimular, incrementar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento do turismo na Cidade e Região Metropolitana de Curitiba, bem como manter a atualização do banco de dados;

Manter intercâmbio com atividades congêneres em âmbito regional, nacional e internacional a elas se associando para melhor atingir seus objetivos ;

Prestar assessoria técnica às entidades ou empresas promotoras de eventos no estudo de viabilização e no projeto de realização de eventos na região de Curitiba;

Promover a integração dos diversos segmentos atuantes na área de turismo em nível local;

Coordenar os contatos entre a iniciativa privada do trade turístico local e os órgãos governamentais.

BENEFÍCIOS GERAIS DA ATUAÇÃO DOS CONVENTIONS BUREAUX

Criação de novas oportunidades de venda de produtos ou serviços da oferta turística;

Maior retorno financeiro com o aumento da venda destes;

Redução dos problemas decorrentes da sazonalidade da indústria turística;

Melhoria da qualidade de infra-estrutura turística;

Maior conscientização do poder público;

Profissionalização do processo de captação de eventos e de geração de novo eventos;

Conscientização das entidades/empresas promotoras da vantagem de utilização de serviços e infra-estrutura qualificados como forma de atingir sucesso no evento;

Atualização permanente sobre as tendências do mercado turístico e conseqüente maior capacitação da oferta para manter os níveis de competitividade;

Profissionalização da fornecimento de informações aos órgãos de imprensa do trade turístico sobre as melhorias de Curitiba para o atendimento da população.

AÇÕES

Levantamento e compilação de dados sobre a infra-estrutura geral para a realização de eventos na região de Curitiba;

Produção de material promocional sobre Curitiba, voltado especificamente à captação de eventos e a inserção da cidade em roteiros turísticos diversos;

Participações em eventos regionais, nacionais e internacionais com a finalidade de promover a divulgação da região de Curitiba como destino ideal para recepção de turistas;

Aproximação com entidades estaduais e nacionais, potenciais promotoras de eventos, visando conscientizá-las da importância e dos benefícios gerados pela promoção de eventos;

Implantação do sistema de pesquisa para captação de eventos e atualização permanente do banco de dados;

Assessoria a entidades potenciais e efetivas promotoras de eventos no estudo de viabilidade e elaboração de projetos de eventos, de candidatura de cidades - sede e de visitas de inspeção;

Coordenação do relacionamento com imprensa, e atualização permanente de informações referentes a projetos e captação de novos eventos, novos empreendimentos e todos os assuntos relacionados com os objetivos do CCV&B.

Nenhum comentário: