quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa-RS

Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa-RS
10/12/2004
Cidade das Hortências e da Neve recebe turistas da Melhor Idade de braços abertos.

Foto acima: Grupo da Melhor Idade no vagão da Maria Fumaça na estação de Bento Gonçalves com destino a Carlos Barbosa-RS

O Editor do Portal Turismo Informativo e Turismólogo, Rodrigo Muzulão Nora, foi conhecer a região. Confira em leia mais.:.

Gramado, cidade fundada em 1875, dista 2 horas de boa rodovia, de Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, e conta com cerca de 28.593 habitantes. Localizada na serra, colonizada por alemães e italianos, tem no turismo, incentivado de forma brilhante nas últimas 3 décadas, um exemplo a ser seguido em todo o país.




Gramado é um sonho que se vive acordado, que nos permite afirmar que é possível administrar em favor da comunidade, em favor do turismo, tornando-se leve, como seu clima de montanha, a favor da vida, provando que a realidade deve ser vivida e mostrada, de forma real, em benefício do ser humano.

O Festival de Cinema é apenas uma das muitas atrações desta cidade. A cidade também orgulha-se de seu Natal Luz, fantástico, com participação de toda a comunidade. As hortências, no verão, que fazem baliza nas estradas de chegada da cidade, bem antes do pórtico, denunciam um lugar encantado, com excelente rede hoteleira, desde simples pousadas até hotéis de quatro e cinco estrelas. É normal a hospedagem em casas de famílias, devidamente supervisionadas pela prefeitura, forma encontrada para alojar à sempre crescente onda de turistas, em épocas de grande afluência.

O chocolate caseiro é uma das produções gastronômicas da cidade e região. Há fábricas que o produzem aos olhos do turista, recebendo toda uma produção de embalagens diferenciadas. O Café Colonial, hábito da região, é servido a partir do meio dia e consiste em quantidades e variedades, das cozinhas italianas e alemãs: todos os tipo de pães, tortas, salgados, frituras, frango, porco, embutidos de todas as espécies, conservas e café, chá, leite, etc. Cuidado: só param de servir quando solicita-se. Atenção especial com o vinho doce, tanto tinto, quanto branco, que tem aroma e sabor de suco de uvas, e embebeda com grande rapidez.

Indicamos: Hotel Bertolucci - Um lugar agradável e ambiente familiar.
Vale a pena se hospedar.


Canela, sua cidade-irmã, igualmente encanta. População de 33.625 habitantes. Desde a famosa cachoeira chamada de "Caracol", até pelo fato de serem interligadas por uma estrada que nem todos percebem, tal a quantidade de lojas de malhas, suvenir, atrativos os mais diversos.

Nesta estrada, além de Restaurantes, Cafés Coloniais e Comércio voltado para o turismo, há um atrativo especial: o "Mundo à Vapor". Esta casa reproduz um acidente ferroviário, ocorrido na França, quando uma locomotiva projetou-se sobre a estação. Na calçada, encontra-se a "Maria Fumaça", projetada de frente para o chão e, ao alto, ainda engatada à mesma, o vagão daquele trem. A locomotiva é real e, no interior da casa, são mostradas histórias e surpresas deste meio, que transformou o mundo.

A silenciosa neve de seu inverno, encanta tanto, quanto a alegre cidade. Emoldura de branco nossos sonhos neste recanto do sul do brasil, onde tudo é possível, onde não há muros entre as casas, seus ônibus urbanos são exóticos, as lojas são arquitetônicamente projetadas para a harmonia. A segurança é máxima. A limpeza é notada (apesar dos milhares de turistas) e, em cada local, redescobrimos um pouco da criança que ainda somos, como no Mini Mundo, um grande lugar miniaturizado, com ferrovia, castelos, cidades e gente, que parece que vamos nos ver acenar, para nós mesmos, de um lugar qualquer, daquele mundo perfeito.


Bento Gonçalves, dista em 125 Km de Porto Alegre, entre vales e montanhas da Serra Gaúcha, a cidade guarda em suas raízes as tradições e costumes legados pelos imigrantes italianos. O município tem cerca de 100 mil habitantes. Com uma paisagem tipicamente européia, é hoje um dos maiores centros econômicos e industriais do sul do país. O município ostenta o título de Capital Brasileira do Vinho e é um dos principais pólos moveleiros do Brasil, além de destacar-se também nos setores metalúrgico, plástico e alimentício. A cidade conta com total infra-estrutura e um moderno complexo de recepções e informações turísticas, para que seus visitantes possam desfrutar das belezas, música, gastronomia e da hospitalidade desse povo.

Na estação de Bento Gonçalves há degustação de queijo, vinho é o ponto de partida da "Maria Fumaça". São 23km de emoção com parada em Garibaldi e destino final em Carlos Barbosa. Durante o passeio desfruta-se de ótima música italiana, tarantela, coral italiano, teatro repentista no vagão, e atração surpresa. Ferrovia inaugurada em 1919.

A gastronomia típica italiana, acompanhada por saborosos vinhos, é apenas uma das inúmeras opções culinárias que podem ser apreciadas, entre elas: Pizzarias, churrascarias, além de saborosos buffets e lanches diversificados, fazem com que comer em Bento seja realmente um prazer.

Nos passeios pelo interior, é possível adquirir variados produtos coloniais, como queijo, copa, salame, doces em calda, geléias e compotas, que resgatam o verdadeiro sabor da colônia.

Num vale mágico que corre por entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, possui 81,123 Km2, tem a forma de um triângulo isósceles, numa região privilegiada por um clima consagrado ao cultivo da vinha, as mais finas castas desenvolveram-se naturalmente e o lugar tornou-se o Vale dos Vinhedos. O visitante pode ver matizes que vão do verde intenso, na primavera, ao dourado dos parreirais, no verão. Nesta estação, a atração é comer as uvas nos parreirais, acompanhar a lida dos vinhateiros, ver como se produz o vinho e o suco, de maneira bem original.

Museu Histórico Casa do Imigrante - O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, restaurado e reinaugurado em 1988. Conta hoje com sala de vídeo, sala de exposição temporária e mantém um acervo de mais de 1300 peças e 3.000 fotos sobre a imigração italiana.


Garibaldi, cidade bucólica e hospitaleira da Serra Gaúcha, conhecida como a Capital Nacional do Champanha, ou como preferem chamar (espumante), está localizada na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, dista 110 km da capital Porto Alegre. População: 28.007 habitantes. Divisas: Faz divisa com os municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Imigrante, Santa Tereza, Roca Sales e Boa Vista do Sul. Acesso: As principais rodovias de acesso são a RST 470, RS 122 e BR 116.

Os primeiros imigrantes chegaram em 1870 e eram todos prussianos (alemães). A partir de 1875 começaram a chegar novas levas de estrangeiros: suíços, italianos, franceses, austríacos e poloneses. Assim, em 31 de outubro de 1900, o Governo elevou a localidade à condição de município, que passou a chamar-se Garibaldi, em homenagem ao caudilho italiano Giuseppe Garibaldi, participante da Revolução Farroupilha e herói de dois mundos. Garibaldi é responsável por mais de 80% da produção de espumante e 60% dos vinhos finos do Brasil.


Carlos Barbosa, localizada na Serra Gaúcha. Vias de acesso: RS-122, RS-446, RS-470, RS-427, RS-423. Dista de Porto Alegre: 104 Km; Garibaldi: 5 Km; Bento Gonçalves: 15 Km; Farroupilha: 22 Km; Caxias do Sul: 40 Km e Gramado: 100 Km. Curitiba: 622 Km. População: 20.519 habitantes. Área do Município: 241,19 km².

Em meio a Região Turística da Uva e Vinho, Carlos Barbosa é uma cidade simpática e acolhedora que cativa seus visitantes pelo seu clima tipicamente europeu.

Conhecida como a Terra do Queijo, Carlos Barbosa é a melhor microbacia leiteira do estado. Anualmente, o Festiqueijo reúne diversas queijarias e vinícolas nacionais e internacionais, naquele que já é consagrado como o Festival mais gostoso da Serra.

Outro motivo de orgulho para a cidade é o seu time de futsal. Levando o nome do município para todo o Brasil e também para o exterior, a ACBF é uma verdadeira paixão entre todos os moradores, que lotam o ginásio e literalmente pintam a cidade de laranja em épocas de jogos decisivos.

Com uma infra-estrutura completa, Carlos Barbosa oferece todo conforto, comodidade e facilidades de uma cidade moderna, sem perder os aspectos peculiares de uma cidade do interior, como a tranquilidade, a limpeza e a segurança.

Morro do Diabo. Por estar localizada no início da Serra Gaúcha, Carlos Barbosa possui um dos melhores locais para vôo livre em Paraglider do Estado. A plataforma natural do Morro do Diabo, na comunidade de Santa Luiza, tem uma predominância ideal de ventos que proporcionam vôos tranquilos e de longa duração. Mesmo quem não é adepto do vôo livre tem bons motivos para visitar o Morro do Diabo: a magnífica vista e a paisagem singular do vale.

Via do Leite e do Queijo. Faça um passeio pelo interior do município e descubra as belezas da paisagem rural. Visitas a moinhos e a fábricas de alimentos, o turismo rural apresenta um roteiro cultural e gastronômico, onde o visitante irá conhecer alguns aspectos da produção leiteira no interior do município.

Igreja Matriz. Construída em 1943, esta Igreja tem linhas romanas e torre com quatro sinos construídos com doações de peças de metal por parte da população. Está localizada no calçadão, bem no centro da cidade. Ao seu lado fica o Salão Paroquial, que nos mês de Julho se torna palco do maior evento turístico do município: o Festiqueijo.

Festiqueijo. Todo ano, nos três últimos finais de semana de Julho, o Festiqueijo atrai milhares de pessoas a Carlos Barbosa. No Festival mais gostoso da Serra, o visitante pode degustar os mais variados tipos de queijos e vinhos, além de saborear as delícias da cozinha italiana. E tudo isso a vontade!

Nenhum comentário: