terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Conceito de Turismo Aventura

Conceito de Turismo Aventura
"Segmento do mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura e esporte recreacional, em ambientes naturais e espaços urbanos ao ar livre, que envolvam emoções e riscos controlados, exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos, a adoção de procedimentos para garantir a segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sócio-cultural".


Principais modalidades

Ar

Pára-quedismo. As pessoas têm uma idéia errada sobre o pára-quedismo. Talvez porque na mídia convencional ainda não haja um espaço significativo para os esportes radicais.

Muitos acham que há possibilidades de o pára-quedas não abrir. Mas não é bem assim. No Brasil nunca houve um acidente de Salto Duplo. Além de contar com equipamentos de última geração, o curso para instrutor é rigorosíssimo.

Caso haja um problema com o pára-quedas principal, é possível desconectá-lo. Feito isso o pára-quedas reserva abrirá automaticamente. No salto duplo, o reserva é maior que o principal. Além disso, na hipótese de o instrutor e o passageiro desmaiarem, por exemplo, o pára-quedas abre automaticamente a uma determinada altitude. Algumas escolas usam um aparelho chamado DAA (CYPRESS) que funciona como uma espécie de piloto automático, garantindo um pouso mais seguro. Cabe ainda ao instrutor avaliar as condições do tempo antes do salto.

Os pára-quedistas que saltam sozinhos fizeram o curso detalhado para saber como agir em todas as situações. Os acidentes, geralmente, acontecem por negligência do próprio praticante, que se arrisca a fazer uma manobra para a qual não estava devidamente preparado. As chamadas "curvas baixas", curvas feitas próximas ao solo, são as manobras mais arriscadas. A falta de técnica, juntamente com a falta de cuidado com o equipamento, é o que mais provoca acidentes. Se o acidente acontecer com um aluno, as federações estaduais ou a Confederação Brasileira de Pára-quedismo culpam o instrutor responsável por ele.

Sky-surf


Base jump


Asa-delta, Parapente - infla e decola
Ao contrário do pára-quedismo e outros esportes de queda livre em que o praticante salta e encontra a adrenalina na queda, no vôo livre o objetivo é subir.

Você decola de uma montanha com uma Asa Delta ou Parapente (Paraglider) e plana suavemente em seu vôo procurando as correntes ascendentes de ar quente (o que é chamado de Térmicas).

Uma vez que encontre uma térmica, você faz uso das técnicas aprendidas e praticadas para permanecer dentro dela e subir a máxima altitude possível. Nem sempre é fácil, pois as térmicas são invisíveis e as vezes é necessário um bom equipamento para ajudar a encontrá-las e também uma boa habilidade para se manter dentro delas.

A emoção do vôo está em usar as forças da natureza (os ventos, as térmicas e as nuvens) para ser transportado a grandes alturas e outros lugares. É o vôo de "Cross-Country ", no qual o piloto sai em vôo com o objetivo de chegar a outra cidade ou local distante do ponto de decolagem.

A asa delta é feita de uma estrutura metálica bem leve e resistente coberta por um tecido que tem a função de absorver as correntes de ar e levantar vôo.

Balonismo
A utilização do balão no turismo

O vôo de balão, além de ser uma aventura super emocionante e diferente, pode ser uma ótima maneira de conhecer uma região. No Brasil a utilização do balão para vôos turísticos ainda não foi oficializada. Mas em muitos países esta prática é comum.

Aventura
Pilotos mais experientes e com espírito aventureiro geralmente se envolvem em vôos mais audaciosos, como vencer grandes altitudes, sobrevoar parques nacionais, vulcões gelados, atravessar o atlântico, ou mesmo dar a volta ao mundo a bordo dele.

Divulgação / Marketing
Nos últimos anos, os balões têm sido bastante utilizados para publicidade. Por poderem ser considerados como outdoors flutuantes, os balões chamam muita atenção e podem ser um poderoso instrumento para divulgação e eventos promocionais. Uma faixa com a logomarca da empresa ou do produto é perfeitamente acoplada ao balão. Pode ser realizado um vôo sobre um determinado local ou o vôo cativo, em que o balão fica preso por cordas, indicado para eventos de grande porte.

Ultraleve.

Um primeiro princípio básico a ser retido é que toda força exercida pelo ar sobre qualquer corpo nele imerso, decorre única e exclusivamente dos choques de suas moléculas contra a superfícies externas ou internas deste corpo. Uma conseqüência deste princípio é que todas estas forças sejam elas aerodinâmicas ou aerostáticas e não importando se as chamemos de Sustentação, Empuxo, Arrasto, etc. irão depender apenas da quantidade de moléculas e das velocidades do choque entre estas e as superfícies de um corpo, esteja este o ar em repouso ou em movimento.

Terra
Espeleologia -

Exploração de cavernas com estudo científico.

Excursionismo e hikking - Viagens de um dia com caminhadas de curta duração.

Caminhadas, trekking
Na tradução para o português, a palavra trekking quer dizer caminhar, trilhar, andar. E, na maioria das práticas esportivas em ambientes naturais, ele é freqüentemente utilizado, ou para se chegar até uma cachoeira no meio do mato, para se alcançar o topo de uma colina em que o visual é imperdível, e até mesmo para se chegar a locais inóspitos e de rara beleza em meio à natureza.

Em campeonatos, as regras do trekking podem se assemelhar às utilizadas em competições de rally de regularidade. Há um navegador que tem de guiar sua equipe, de acordo com um tempo pré-estabelecido, até a linha de chegada. Por ser um esporte acessível e fácil de praticar, basta caminhar, é comum encontrar famílias que participam de campeonatos.

É uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade (ressalvo àqueles que estão há muito tempo sedentários), o trekking é muito acessível do ponto de vista financeiro e muito seguro a nível físico.

Rallies - classe turismo
Bung jump
Rope swing - pêndulo c/ corda
Cavalgada
Orientação - caminhada, corrida.

Canionismo - rapel, tirolesa

Acompanhar o caminho de um rio, apreciando cada detalhe que o tempo esculpiu. Vencer uma queda d`água e para tanto, sentir uma adrenalina incrível. Aos poucos, o medo vai dando lugar a uma sensação de paz e integração com a natureza. Ver uma paisagem por um ângulo diferente.

Seguro por uma corda, é possível chegar a um lugar onde, em condições normais, ninguém poderia ir. O homem é pequeno diante da grandiosidade dela, e mesmo assim, ela nos permite chegar e conhecer suas belezas bem de perto.

Montanhismo - escalada, caminhada

Ciclismo
Montain bike - cicloturismo

Off-road - fora-de-estrada

O espírito de aventura é o que leva as pessoas a praticarem o off road ou “fora de estrada”. O objetivo é percorrer caminhos não convencionais, difíceis e, algumas vezes, aparentemente intransponíveis, como trilhas, rios e barrancos.

A recompensa é o contato com paisagens belas e raras e, dependendo dos obstáculos naturais encontrados pelo caminho, é também muita adrenalina.

O que caracteriza um verdadeiro off-road é o sistema de tração nas quatro rodas, mais conhecido como 4x4, além dos diversos equipamentos opcionais que variam conforme a modalidade praticada.

Esses mecanismos, aliados à robustez do veículo, são necessários para que muitos dos destinos visados sejam alcançados. Sem eles, a ultrapassagem de alguns trechos do trajeto seria impossível.

Locais para prática de off-road
O Off-Road, tanto de passeio como de competição, pode ser praticado em percursos naturais ou construídos (indoor), tais como estradas vicinais, Rodovias, pastagens e trilhas.

Arvorismo


Motocross


Sand board - prancha na areia


Água
Caiaque


Surf

Kite-surf

Mergulho

Conhecer novos lugares é uma experiência fascinante. Imagine então poder conhecer um mundo totalmente diferente do que você está acostumado a ver. É exatamente isso que o mergulho proporciona: estar no mundo das águas, podendo ver de perto a vida marinha com todas as suas cores e mistérios. O fundo do mar ou as cavernas e grutas de água doce guardam encantos que só o mergulho permite-nos descobrir.

Vela
Acqua rider

O Acqua Ride é um esporte praticado nas corredeiras dos rios. O atleta posiciona-se de peito em um mini bote inflável, enfrentando o desafio que a natureza das águas brancas apresentam. Este esporte, totalmente Brasileiro, nasceu na década de 70 com a brincadeira de se jogar com câmaras de ar nas águas brancas do Rio Betary, no vale do Ribeira após uma exploração nas cavernas do Parque Estadual do Alto do Ribeira (PETAR), esses amantes da natureza aproveitavam para dar uma "descida no rio" No Paraná o rio é o Nhundiaquara em Morretes.

Tudo não passava de uma brincadeira, mais um dia um velho amigo do grupo "Ride" no ano de 1984, idealizou o primeiro campeonato de Acqua Ride. Á partir daí todos os anos no carnaval, acontecia o Campeonato Brasileiro de Acqua Ride com participação de pessoas de vários lugares. Existia Também um grupo de Jundiaí (SP), que além de tomar parte dos primeiros campeonatos, já começava a explorar novos rios para praticar o esporte e usar equipamentos de segurança, (capacete, joelheiras, colete salva-vidas, caneleiras, roupa de neoprene e o "mini bote"), começando assim profissionalizar e evoluir.

Bóia-cross


Rafting

O trabalho em equipe é fundamental para vencer uma corredeira. Frente, ré, piso! Enquanto o instrutor dita os comandos, os remadores procuram o sincronismo. E corredeira significa velocidade e água. Não saber o que vem pela frente causa expectativa e muita adrenalina. Concentração e integração garantem que o bote vença as corredeiras e, principalmente, não vire. A sensação de ter passado por uma queda d`água causa um certo orgulho, que não é individual, é de todos. Remos para cima, grito de guerra e lá vai o bote seguindo pelo rio.

Outrigger - canoa havaiana


Canoagem
A canoagem é, desde seus primórdios, um fato típico do mar. O Caiaque nasceu na Groenlândia e existe desde tempos imemoriais, servindo de veículo de pesca e trabalho aos esquimós. Caiaque significa na língua local “Barco de Caçador”, e seu uso era permitido exclusivamente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção dessa curiosa embarcação.

Os ossos flexíveis de baleia formavam a estrutura do engenho e nas costuras da pele do revestimento usavam-se as tripas de foca. A impermeabilização era obtida pela imersão do caiaque nas águas do mar, ocasionando o seu encharcamento e funcionando assim como excelente calafeto.

Para mantê-lo imune à penetração da água, o recurso era muito simples: bastava imergi-lo sempre que não era usado, daí a se constatar que o fundo do mar foi a primeira “garagem” conhecida dos caiaques.

Atualmente o esporte é bastante praticado em todo o mundo, inclusive se tornou uma modalidade olímpica.

Nenhum comentário: