terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

BRASIL É CADA VEZ MAIS RECONHECIDO COMO DESTINO INTERNACIONAL DE TURISMO DE GOLFE

BRASIL É CADA VEZ MAIS RECONHECIDO COMO DESTINO INTERNACIONAL DE TURISMO DE GOLFE
15/12/2004
De 6 a 9 de dezembro, a capital mundial do turismo foi a cidade de Estoril, em Portugal, onde aconteceu a IGTM (International Golf Travel Market), maior feira de turismo de golfe do mundo. Lá, o Brasil deu mais um passo para consolidar-se no mercado mundial do setor, mostrando seu potencial para outros 34 países e 900 buyers (compradores) presentes no evento. A agenda dos co-expositores e da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) já estava lotada de reuniões desde algumas semanas antes da feira, quando empresas marcavam encontros de seu interesse pela internet.

Na feira, o Brasil foi um dos dez destinos escolhidos como "Undiscovered Golf Destination" por 16 jornalistas de mídia especializada. "O fato de estarmos nesta lista mostra para o mundo que golfe não é só nos Estados Unidos e na Europa", comemorou Ricardo Domingues, coordenador-geral de vendas do hotel Transamérica da Ilha de Comandatuba. Domingues também apontou o profissionalismo e a organização da feira, que estimula os negócios. Uma reunião entre o representante da EMBRATUR, Fábio Grossi, o coordenador de promoção e desenvolvimento da Secretaria de Turismo da Argentina, Carlos Aime, entidades e empresas de golfe resultou na parceria para um torneio de golfe binacional. O Torneio Amizade é um campeonato que acontece em maio no Brasil e setembro na Argentina. O país sede receberá operadores, mídia especializada e outros representantes do segmento do país convidado, gerando a oportunidade de conhecer campos, empresas e fechar negócios.

Os participantes ficaram animados com a grande movimentação do estande brasileiro e com a percepção geral de que o Brasil desponta no cenário de turismo de golfe. "Com certeza, vamos participar no próximo ano", informou Marcelo del Padre, gerente internacional da Costa do Sauípe. Michael Nagy, proprietário da Corporate Golf Brazil, recebeu, durante a IGTM, pedidos de itinerários de golfe vindos de operadores da Noruega, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Inglaterra, África do Sul, França, Espanha e Portugal, todos com a intenção de publicá-los em seus folders para a próxima temporada. A TAM Viagens foi chamada e vai integrar o comitê mundial da IAGTO (International Association of Golf Tour Operators), tornando-se a primeira operadora brasileira a ocupar uma cadeira no grupo, com 28 membros. Além disso, a empresa fechou, durante a feira, cerca de 350 passageiros para virem ao Brasil em 2005, grande parte para as etapas do torneio Conheça o Brasil Jogando Golfe, realizado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG)/Bureau Nacional de Turismo de Golfe com apoio da EMBRATUR.

Peter Walton no Brasil - Uma grande conquista para o mercado de turismo de golfe brasileiro aconteceu durante a feira. A CBG fechou uma consultoria que o presidente da IAGTO, Peter Walton, fará no País em 2005. Durante aproximadamente três meses, ele visitará campos de golfe, conhecendo profundamente a estrutura para o esporte, dizendo quais as mudanças o Brasil e o trade do setor precisam realizar, dando sugestões aos empreendimentos, operadoras, destinos etc. "Além de tudo, por sua notoriedade, ele será um garoto-propaganda para o País", afirma Fábio Grossi. Walton já fez consultoria para o México e Austrália, o que gerou bons resultados para os países e tornou a infra-estrutura e o turismo receptivo melhor preparado. "Com certeza isso alavancará ainda mais a venda do Brasil", afirma Christiane Teixeira, vice-presidente de desenvolvimento da CBG. A Confederação, também está investindo para captar o IGTM 2007 para o País.

O golfe é um dos onze produtos turísticos através dos quais a EMBRATUR passou a promover o Brasil no exterior. Este segmento mostra que, com as empresas nacionais organizadas e trabalhando por um motivo comum, ele pode ser reconhecido mundialmente. "Passamos de um ano que pouco se tinha interesse em conhecer o País na IGTM 2003, para uma agenda lotada! Isso representa uma virada no mercado brasileiro de golfe", comemora Christiane.
Indicamos: Embratur

Nenhum comentário: