quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Curitiba prepara o Natal de Luz

Curitiba prepara o Natal de Luz
11/12/2004
O projeto Curitiba Capital do Natal 2004 já está saindo do papel. Na manhã desta sexta-feira (24), a Prefeitura em parceria com o Curitiba Convention & Visitour Bureau apresentou para a iniciativa privada, entidades e a comunidade que se mobiliza nas decorações, a programação do calendário natalino que está sendo montado.

Na reunião, a diretoria de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC) acertou os últimos detalhes das ações que incluem cerca de 100 eventos e espetáculos que vão acontecer nos meses de novembro e dezembro. Os participantes do encontro assistiram à apresentação do Cuco de Natal, onde um saxofonista tocou músicas natalinas. Os cucos devem ficar instalados nas varandas dos prédios do calçadão da rua XV de Novembro.

"Estamos consolidando um diferencial nas comemorações do natal de Curitiba, que teve início no ano passado e agora será feito com mais força e entusiasmo por todos os envolvidos", anunciou a Diretora de Turismo da CIC Juliana Vosnika.

Ela disse que o trabalho para este ano é valorizar as idéias da comunidade contando com o respaldo da iniciativa privada. "Além de a cidade ficar mais bonita e harmoniosa para sensibilizar as pessoas para uma época mais solidária, fazer o natal de Curitiba é uma proposta que incentiva o segmento turístico também", afirmou Juliana.

Ela explicou que nos meses de novembro e dezembro com a marca do natal agendando eventos através de um calendário organizado, que evita coincidências de horários e mais as decorações nas casas, nas estações-tubos, ruas temáticas para compras, apresentações de corais, concertos, feiras, eventos e toda a magia natalina, Curitiba transforma-se em um centro de compras e presentes aumentando o fluxo turístico e conseqüentemente aumentando o movimento nos hotéis, restaurantes e no comércio em geral.

"Curitiba faz o natal mais bonito do Brasil, temos alguns ícones que vêm se consolidando a cada final de ano e que contribuem para o aumento da permanência de turistas na cidade", disse Juliana.

A diretoria vem apresentando o projeto em feiras, encontros e workshops fixando a marca do natal. As entidades privadas como a rede hoteleira, restaurantes e operadores turísticos estão preparando serviços e pacotes especiais para atrair visitantes. O calendário que trará todos os eventos e atrativos agendados será distribuído gratuitamente nos Postos de Informações Turísticas e nos hotéis.

Também nesta manhã foi firmado um acordo de cooperação com a Bartel Representações Ltda., que vai comercializar lâmpadas para decorações natalinas a preços especiais aos parceiros do projeto.

Projeto Estação de Natal - A Serra Verde Express também apresentou o seu projeto de natal para a cidade. Uma decoração exclusiva vai transformar o final da Avenida Silva Jardim, dentro da oficina de trens da empresa, na Estação de Natal, projeto que vai fazer parte da Linha Natal com oficina de artesãos, apresentação de corais em troca de doações de donativos pelos visitantes. O projeto terá início no dia dois de dezembro.

A cidade, segundo avaliou Juliana Vosnika, já demonstra um carinho especial com alguns eventos como o Coral do HSBC, o Auto de Natal do grupo Lanteri, as feiras nas praças, as visitas nas casas decoradas pela comunidade e a Linha Natal, que percorre bairros e pontos onde há atrações natalinas, tanto em Curitiba como em alguns municípios da Região Metropolitana.

No ano passado a Linha Natal teve uma média de 10 carros circulando por dia, conduzindo para as atrações um total de sete mil passageiros por mês. Para este ano, segundo Juliana, a Linha vai começar a funcionar no início do mês de dezembro, dez dias antes do que era previsto, em comum acordo com a Urbs.

Outra novidade para este ano é o incentivo à decoração em bairros étnicos como Santa Felicidade, que já está organizando sua própria ornamentação e o Centro histórico.

Além dos espetáculos, o turismo criou souvenires que levam a marca do natal. São flyers, totens, camisetas, cartazes, banners, imãs de geladeira e brindes com o motivo natalino que traz a identificação.

Números de 2003 - A iniciativa de lançar Curitiba a capital com o natal mais bonito do país surgiu no ano passado quando a CIC firmou parceria com a iniciativa privada, através do Curitiba Convention & Visitors Bureau, para lançar o projeto como produto turístico. Foram realizados em conjunto 81 eventos natalinos em Curitiba e Região Metropolitana.

A Torre Panorâmica Brasil Telecom recebeu em seu mirante cerca de 16 mil visitantes. O site Viaje Curitiba foi acessado por mais de cinco mil usuários no mês de dezembro.

O movimento na cidade aumentou. No Aeroporto Internacional Afonso Pena desembarcaram 195 mil passageiros. Pela Rodoferroviária chegaram à cidade 648 mil visitantes.

"Os números mostram que nossos esforços são válidos, queremos oferecer às pessoas o natal mais contagiante e solidário do Brasil", disse Juliana.
Indicamos: Agência de Notícias (PMC)

Nenhum comentário: