quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Hotel Show 2003

Hotel Show 2003
14/04/2003
No período de 10 à 12 de Abril de 2003, a ABIH-Paraná, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, realizou na região Metropolitana de Curitiba, Paraná, no Pavilhão do Expotrade-Pinhais, a 2º Edição do Salão da Indústria de Hotéis, Motéis, Meios de Hospedagem, Bares, Restaurantes e Buffets. Recebeu um público especializado em mais de 7 mil pessoas.

Entre as principais atrações do Hotel Show 2003 destacam-se o 2º Salão Paranaense da Indústria de Hotéis, Motéis, Meios de Hospedagem Bares, Restaurantes e Buffets, uma feira para a exposição de equipamentos, produtos e serviços voltados à hospedagem e gastronomia e uma arrojada programação técnica dedicada à apresentação de temas ligados ao setor e capacitação dos profissionais que atuam na área.

Os organizadores do evento, estimularam a capacidade empreendedora dos empresários do setor e de outros investidores interessados na prospecção de novos negócios em restaurantes, bares, buffets, hotéis, motéis e outros meios de hospedagem.

Em entrevista especial ao Turismo Informativo, o Presidente Nacional da ABIH, Ilmo. Sr. Luis Carlos Nunes, contou ao Turismo Informativo que " os pequenos hoteleiros terão que reestruturar-se face às grandes redes hoteleiras que estão migrando para o Brasil. Devido a este fato, a concorrência cresce a cada dia entre os pequenos empresários". Colocou também que, "com a guerra ocorrendo no Oriente Médio, o Brasil poderia ser visto como um grande destino, porém, os hoteleiros não estão contabilizando esta demanda em seus caixas".

O Presidente da ABIH Paraná, Ilmo. Sr. Hercílio Struck, contou ao Turismo Informativo:"Os empresários do setor hoteleiro no Paraná tem constantemente investido em tecnologia e na melhoria de sua infra-estrutura o que permite dizer que a realização deste Salão para fornecedores será uma grande oportunidade para quem quer comprar e quem quer vender".
Salientou também que "não só o Paraná, mas, o sul tem um grande potencial, sendo extremamete atrativo para o turismo de lazer e de negócios, economicamente atrativo, para a captação de eventos a nível nacional e internacional. A demanda não está acompanhando a oferta de leitos. "Para equilibrar o número de hotéis com a demanda seria necessário que ninguém mais construísse nos próximos 5 anos", afirma. Segundo ele, "são necessárias ações conjuntas entre governo e empresários para continuar aumentando proporcionalmente a circulação de turistas. Já está na pauta da ABIH, para o próximo mês, agendar uma reunião com a Secretaria de Finanças. Com a ajuda do Secretário de Turismo juntamente com o Governador do Estado, o intuito é de esplanar algumas idéias e conseguir algum benefício para hotelaria". Concluiu Hercílio.

Segundo a entidade, a receita bruta em 2002 chegou a R$ 65 milhões. Foi realizada pesquisa onde informa que o parque hoteleiro curitibano emprega cerca de 9 mil pessoas com carteira assinada, fora os empregos temporários em meses de pico (maio a outubro) e os indiretos.

Estes empregos são necessários devido ao aumento demasiado de instituições educacionais ofertando o curso de Turismo e Hotelaria na capital.

A pesquisa aponta que o número de leitos nos hotéis em 1999, Curitiba possuía 81 hotéis e 21 flats, somando 11 mil leitos. Aumentou de 11 mil em 2001 para 12.500 e em 2002, a capital obteve 14.993 leitos no final do ano, mas a taxa de ocupação foi praticamente a mesma nos dois anos: entre 48% e 50%. Estão sendo construídos em Curitiba mais 15 empreendimentos imobiliários hoteleiros até o final de 2005.

O número de novos empreendimentos não pára de aumentar. A concorrência entre pequenos e grandes empresários na cidade já é notória. Entre eles já podem ser observadas construções de grandes redes nacionais e internacionais.


Franceses

A rede francesa Accor conta com o francês naturalizado brasileiro Roland de Bonadona, diretor-geral da hotelaria Accor Brasil, que mantém as bandeiras Ibis, Mercury e Parthenon onde recebem executivos. Possui cinco hotéis em Curitiba e inaugurou no começo do mês o Parthenon Flat de São José dos Pinhais, onde já possui um Íbis. É o primeiro flat do município. O foco está agora nas bandeiras econômicas.


Americanos

A rede norte americana Atlântica, já tem em Curitiba dois hotéis com as bandeiras Sheraton e Confort Inn, também instalará mais um hotel. A rede Ceasar também deve entrar em Curitiba, mas o investimento não é divulgado.


Portugueses

Curitiba receberá um dos cinco investimentos que a rede de hotelaria portuguesa Pestana fará no Brasil até 2004. Serão investidos R$ 100 milhões, dos quais o Pestana Curitiba Hotel, em parceria com o grupo Fernando Albuquerque, entre as ruas Comendador Araújo e Brigadeiro Franco, no bairro Batel, com 180 apartamentos, receberá R$ 14 milhões. As obras serão concluídas no primeiro trimestre de 2004. O hotel pretende atender o segmento executivo. Atualmente, o grupo Pestana controla cinco unidades no Brasil classificadas como cinco estrelas: Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Natal, Salvador e São Paulo. Em Portugal, o grupo controla quatro unidades na região da Grande Lisboa, cinco na região do Algarve, ao Sul do país, e oito na Ilha da Madeira.

A grande maioria dos investidores estão apostando no Turismo de Negócios, podendo-se observar o grande número de flats sendo instadados na capital.


Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios do Hotel Show 2003, apoiada pelo Sebrae-Paraná, foi dividida em duas partes. No dia 10 um grupo de potenciais compradores de serviços hoteleiros, entre agentes de viagem, empresas, operadoras de turismo e organizadores de eventos ficaram com suas agendas abertas durante o período das 14 às 19hs para atender aos hotéis de toda a região interessados em apresentar seus equipamentos como alternativa para atendimento de grupos, eventos e até mesmo para acomodação de executivos e de turistas em geral. Para participar bastou o hoteleiro estar inscrito no Hotel Show 2003.

No dia 11 de abril, também das 14 às 19 horas foi a vez de um grupo de hotéis, restaurantes, buffets e motéis convidados a estarem disponíveis para atendimento de pequenos e médios empresários fornecedores de produtos e serviços para a motelaria, hotelaria e gastronomia. Os fornecedores tiveram oportunidade de apresentar a estes “potenciais compradores” seus produtos como alternativa para abastecer hotéis, restaurantes e motéis.
Os hotéis são grandes consumidores de bens duráveis e não duráveis que vão do artesanato a indústria alimentícia, passando ainda pelos serviços especializados.


Ciclo de Palestras

O Hotel show teve o ciclo de palestras e cursos voltados aos profissionais e empresários da hotelaria, gastronomia e motelaria. A organização do evento definiu a grade de temas bem como os palestrantes convidados, onde foram priorizados temas de alto interesse em administração, gerenciamento e marketing de hotéis, pousadas, motéis , restaurantes e buffets. A exemplo do ano passado, o Hotel Show 2003 também foi um importante fórum de discussão dos temas relacionados aos meios de hospedagem e a gastronomia.

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