quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ministério do Turismo ganha Portal

Ministério do Turismo ganha Portal
20/10/2003

Dez meses após ser criado o Ministério do Turismo, uma reivindicação histórica do setor, chega a vez de entrar no ar o Portal Brasileiro do Turismo. Lançado hoje pelo Ministério e pela EMBRATUR, o site unifica, em um único endereço na Internet, as ações de regulamentação, divulgação, promoção e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos nacionais, realizadas pelo Governo Federal. O acesso pode ser feito tanto pelo endereço www.turismo.gov.br, como pelo www.embratur.gov.br. "Esse portal demonstra a nova atitude do país frente à atividade", avalia Eduardo Sanovicz, presidente da EMBRATUR.

A construção da página está dividida em três fases. Nesta primeira etapa, é possível conhecer a estrutura de informações e opções de navegação do portal, em que parte do conteúdo ainda está sendo construído. Carro-chefe deste lançamento, a seção "Dados e Fatos", produzida pela diretoria de Estudos e Pesquisas da EMBRATUR, traz informações sobre a indústria do turismo no Brasil, aspectos da oferta / demanda, impacto econômico e sua participação na economia nacional. "A Internet é ferramenta estratégica de disseminação de dados de forma rápida, eficiente e democrática", diz José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas.

Logo que a página é acessada, o usuário tem duas opções de entrada principal. Uma é reservada a profissionais e empresas do setor, instituições de ensino, entidades e órgãos oficiais. A outra é dedicada aos turistas, cidadãos brasileiros e estrangeiros com interesse em conhecer as riquezas naturais, culturais e históricas do Brasil. Com o intuito de difundir as informações junto às instituições de ensino, órgãos oficiais de turismo, entidades do setor, empresários e agentes disseminadores de conhecimento, o "Dados e Fatos" marca presença em ambas as entradas.

Toda a identidade visual da página é baseada na riqueza e diversidade cultural, natural e étnica do país. A tríade ‘olhar, manifestação cultural e destino’ motivou todo o processo de construção.

A segunda fase entra no ar em dezembro, quando os destinos brasileiros estarão apresentados através de textos, fotos e vídeos. O internauta poderá consultar uma localidade a partir de busca, navegar por regiões, estados e municípios, contando, também, com o auxílio de mapas temáticos (aventura, ecoturismo, mergulho etc). Ainda nesta fase, estarão integrados ao site prestadores de serviços turísticos, assim como os eventos de promoção comercial.

O Portal Brasileiro do Turismo fica completo em maio do ano que vem. Todo o conteúdo referente à oferta turística, então, estará disponível em mais seis línguas, além do português: inglês, espanhol, italiano, alemão, francês e japonês. "Nem tudo o que diz respeito ao turismo interno, como legislação, será vertido, mas tudo o que atende o turista estrangeiro, sim. Serão sete versões de portal", explica Wilma Bolsoni, consultora de Tecnologia da Informação da EMBRATUR.

A seção "Dados e Fatos" também será reformulada. Diferentemente do que está sendo lançado hoje, permitirá ao usuário efetuar pesquisas de forma dinâmica, elaborar relatórios sob medida, através de filtros. "Tenho certeza que o portal será ferramenta de grande utilidade para turistas e para os profissionais do setor", comenta Sanovicz.
Indicamos:
www.embratur.com.br
www.turismo.gov.br

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