terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Perfil da nossa Curitiba

Perfil da nossa Curitiba
19/07/2002
Fundada no dia 29 de março de 1693, a capital do Estado do Paraná é uma cidade de muitos encantos e para todos os gostos. Localizada junto à Serra do Mar, a cidade é um mosaico de paisagens bucólicas, típicas da vida interiorana, e de rotinas nervosas, próprias da metrópole que cresce. Graças às suas origens e ao passado recente de planejamento da expansão urbana, é que a cidade tornou-se um centro permanente de interesse.

Com um PIB de U$ 12,1 bilhões/ano e renda per capita de aproximadamente U$ 8 mil/ano, contra uma média nacional de U$ 5 mil/ano, a cidade está entre as maiores do país, tendo sido inclusive eleita como a mais atrativa para se morar no país.

Confira o contúdo desta matéria clicando em leia mais.:.

A maior parte de sua população de 1,5 milhão de habitantes é descende de imigrantes italianos, poloneses, alemães, ucranianos, japoneses, sírios e libaneses.

Reconhecida nacional e internacionalmente pelas inovadoras soluções urbanas, a cidade tem um dos mais eficientes sistemas de transporte coletivo do país.

A circulação da cidade é rápida e segura, garantida por um sistema trinário de vias, com canaletas exclusivas para o transporte coletivo e pistas para os deslocamentos velozes. Com este sistema integram-se, recentemente, as linhas diretas, uma nova opção de acesso do centro a bairros periféricos. O "Ligeirinho", como é chamado pela população, utiliza as estações tubo. O planejamento da expansão da cidade previu não apenas as obras de infra-estrutura física, mas também as obras de preservação da natureza e da memória da cidade.

Por causa de seu alto índice de área verde (55 metros quadrados de área verde por habitante) e pelo seu programa de coleta de lixo reciclável única cidade no país é considerada a Capital Ecológica do Brasil.

O atual prefeito, Cassio Taniguchi, pretende sustentar seu segundo mandato sobre três diretrizes básicas: geração de empregos, gestão compartilhada e integração metropolitana. Esta última está levando as experiências de sucesso comprovado em Curitiba para os 26 municípios que compõem a Região Metropolitana da cidade.

Hoje, Curitiba é uma cidade moderna, com uma economia baseada na existência de indústrias de transformação e beneficiamento do comércio, turismo e prestação de serviços. É uma cidade que vem desenvolvendo projetos com objetivos de uma completa integração e humanização.

Por causa dessa preocupação com o desenvolvimento social da cidade, adotou-se um slogan e uma promessa: "Curitiba a Capital Social do Brasil".

A cidade também se prepara para o futuro investindo na geração de empregos, no atendimento social e na preservação de sua identidade cultural.

Dados Geográficos

Área: 432,17 km²

Relevo: Levemente Ondulado

Clima: Temperado

Área Verde por Habitante: 55 m²
Extensão Norte-Sul: 35 km
Extensão Leste-Oeste: 20 km
Pluviosidade: 1.500 mm/ano
Temperatura Média: verão 21º C
Temperatura Média: inverno 13ºC Latitude: 25º25'48'' Sul
Longitude: 49º16'15'' Oeste
População: 1,6 milhão
Fuso horário: Brasília
Altitude Média: 908 m²

Nenhum comentário: