terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Negócios e Eventos

Negócios e Eventos
02/04/2004
Outra das mais populares expressões utilizada pelos brasileiros é aquela em que, durante uma conversa, um interlocutor propõem ao outro que se tenha atenção ao que se vai ouvir a seguir. Geralmente ela é acompanhada pelo gesto de um dedo indicador em riste, e o cenho sério, franzido. Solene, vem a frase, curiosamente, incompleta:

- O negócio é o seguinte...

E em seguida é dito qual é o negócio, que pode tanto ser o horário do encontro no bar para uma conversa no final do dia, a ida a Bolsa de Valores para realizar investimentos ou simplesmente informar que está na hora de ir buscar uma criança na escola.
Como a expressão vale para qualquer situação, então, vamos lá. O negócio é o seguinte: já faz muito tempo que o Brasil está inserido na rota internacional do turismo de negócios e eventos. Sempre com absoluto e reconhecido sucesso. E essa atividade não pára de crescer no País.
Economia sólida, estável e em franco crescimento, mercado potencial de mais de 170 milhões de pessoas – predominantemente urbano –, parque industrial moderno e com tecnologia de ponta em vários setores, agricultura das mais rentáveis do mundo e comércio sofisticado, o Brasil se apresenta como uma inesgotável fonte de oportunidades de investimentos.
Investidores, empresários, executivos, técnicos e estudiosos acompanham todos os movimentos do complexo mundo dos negócios e o Brasil está absolutamente equipado e preparado para oferecer o suporte necessário para o funcionamento adequado para esse tipo de turismo. A começar pela infra-estrutura hoteleira, moderna, eficiente e em expansão, acompanhada pelos serviços de gastronomia, entretenimento e compras.

Negócios representam 49% do turismo em Curitiba.

Feiras Comerciais

As maiores e mais importantes feiras comerciais da América do Sul são sediadas no Brasil, geralmente nos dois principais pavilhões de exposições, o Anhembi, em São Paulo, e o Riocentro, no Rio de Janeiro, sendo que existem muitos outros espalhados pelo País, com diferentes tamanhos e cumprindo muitas vezes funções regionais. Mas todos eles durante uma mostra ou uma feira, deixam de ser apenas pavilhões e se transformam em vitrines cobiçadas, disputadas. Isso especialmente em setores em que produtos brasileiros se destacam mundialmente como o de calçados e acessórios, têxteis, alimentação, plásticos, materiais de construção, instrumentos e utensílios da área de saúde e aviação. Produtos que são do Brasil, que são made in Brazil, e que servem para o mundo.

Congressos, Simpósios e Seminários

Na hora do debate, do encontro, da troca de idéias, da apresentação de propostas, não tem discussão: o Brasil é reconhecido pelas principais entidades internacionais de organização de eventos como um País preparado para sediar qualquer tipo de encontro, seja ele de que dimensão for.
Seus inúmeros centros de convenções, resorts e a moderna rede hoteleira estão equipados com todos os recursos humanos e tecnológicos necessários para esse tipo de atividade. Pode muito bem abrigar encontros científicos, técnicos e acadêmicos, com a vantagem, entre outras, de oferecer um custo competitivo.
Por isso, na hora do debate, do encontro, da troca de idéias, da apresentação de propostas, não tem discussão: só falta marcar a data, porque o lugar já foi escolhido. É o Brasil.

Visitas, Reuniões e Eventos Corporativos

O turismo corporativo está em franca expansão no mundo e isso se deve basicamente a globalização da economia mundial. É através dele que oportunidades são avaliadas, investimentos calculados, grandes negócios são viabilizados e contratos assinados. Também neste setor o Brasil vem ocupando um espaço crescente. Além de sediar escritórios e parques industriais das mais importantes organizações empresariais internacionais, tem posição de destaque em setores essenciais como o agronegócio e a aviação executiva.
Essa quadro naturalmente levou o País a criar uma infra-estrutura compatível e não por acaso a maior companhia aérea latino americana e as duas maiores sul-americanas são empresas brasileiras. Sem falar que o Aeroporto de São Paulo – Guarulhos é um polo de conexões com as principais cidades brasileiras e da América do Sul e o resto do mundo.

Saúde

Saúde pra dar e vender! Essa outra expressão popular resume bem como o Brasil tem se destacado em diversos segmentos da área de saúde, como cardiologia, oncologia, odontologia, cirurgia plástica, entre outras. Hospitais brasileiros atingem grau de excelência internacional, abrigando médicos e enfermagem de padrão reconhecidos e de referência. Além desses atrativos, quem é obrigado a viajar em razão de tratamentos médicos, descobre a excepcional relação custo/benefício quando a opção escolhida é o Brasil.

Esportes

Em matéria de futebol o Brasil é o dono da bola, e isso o mundo inteiro sabe e reverencia. Além de exportar jogadores do esporte das quatro linhas no gramado para os quatro cantos do planeta o País também se tornou atração do turismo de esportes em outras modalidades.
O tamanho do território, a diversidade geográfica, o imenso litoral e os inúmeros recursos hídricos são um convite natural à prática dos esportes ligados à natureza como vela, surfe, canoagem, vôo livre e outros, inclusive com várias provas incluídas no calendário mundial. Milhares de ginásios esportivos abrigam a prática de esportes de quadra e acentuam a capacidade esportiva do País. Essa vocação esportiva terá ainda mais projeção internacional quando sediar os Jogos Pan Americanos de 2007 e, quem sabe, a Olimpíada de 2012, para a qual o Brasil oficialmente está concorrendo.

Eventos Políticos

Nação que se projeta para a comunidade internacional como de importância fundamental, coloca o Brasil como palco ideal para vários eventos de caráter político. Líderes militantes, ativistas, parlamentares e chefes de Estado convergem para o País durante encontros os mais diversos, de diferentes matizes políticos e ideológicos. O mais importante deles, e que recebeu grande destaque da mídia internacional foi o Fórum Social Mundial em Porto Alegre e a ECO 92, no Rio de Janeiro. Em 2004, o grande destaque será a IX reunião da Unctad – United Nations Conference for Trade and Development, a realizar-se em São Paulo.

Educação e Ciência

É simples como dois e dois são quatro: o estágio a que a produção científica brasileira realizada nos centros universitários e de pesquisas chegou ecoou forte nos meios acadêmicos mundo à fora e atrai estudantes e intelectuais estrangeiros. Há um fascínio em entender o país que convive em harmonia com a tecnologia que produz satélites e aviões e ao mesmo tempo resgatar antiga sabedoria indígena que receita plantas nativas para tratamentos e outros aplicações.
A exuberante biodiversidade e a riqueza da fauna e flora amazônicas atraem também não apenas pela beleza e exotismo, mas pelo potencial de aplicações científicas e por ainda se compor como um mundo ainda não totalmente descoberto em suas múltiplas funções. E se no campo da alta tecnologia, a tecnologia brasileira de perfuração e extração de petróleo em águas profundas é louvada como a mais avançada existente, na área humanista – arquitetura, dança, teatro, música, o que seja – o Brasil não fica pra trás. Dá aula a mestre e doutores.

Compras

O mundo das compras não tem preço para quem faz dele uma forma de turismo. No Brasil, ele cresce sem parar. Com um gigantesco mercado interno, economia estabilizada, acesso aos grandes lançamentos e griffes internacionais, as grande metrópoles brasileiras popularizam os shopping centers, as ruas e avenidas comerciais. E, é claro, esses também são pontos destacados nas agendas dos turistas estrangeiros. Sem falar que o artesanato local, a produção regional, e a possibilidade do turista conhecer “in loco” o processo de criação, é uma atração à parte. Merece destaque especial o crescente prestígio da jóia brasileira e seus designers, assim como a moda, incluída no calendário internacional. É o Brasil na moda.

Visitas Técnicas

O mundo está de olho no Brasil, especialmente a partir da sua maior projeção no cenário internacional. Isso levou o Ministério do Turismo, através da Embratur, em conjunto com outras áreas governamentais, a planejar e executar visitas de técnicos estrangeiros a plantações, rebanhos, minas, indústrias e outras atividades econômicas de ponta, uma forma de colaborar com a vinda de novos investimentos para o País e aumentar as exportações brasileiras.

Indicamos: Portal Embratur
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Curitiba recebeu no ano passado 1,5 milhão de visitantes. Deste total, 49% vieram à capital para fazer negócios, segundo levantamento feito pela Prefeitura. O número deve aumentar com a inauguração do Estação Embratel Convention Center, nesta terça-feira (30).

O empreendimento, considerado o mais moderno e completo centro de eventos da América do Sul, abriu suas portas já com 32 contratos fechados. A estimativa feita pela prefeitura é que com a implantação do novo centro de convenções a participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) da cidade passe de cerca de 6% para algo próximo a 8%.


“Curitiba ressentia-se da falta de um espaço de exposições e realização de convenções. Com esse novo centro, que agora entra para a história de Curitiba, certamente vamos ter uma atração maior de eventos, especialmente de negócios”, disse o prefeito Cassio Taniguchi. “

“Todos sabem o que um empreendimento como este pode fazer pelo turismo de uma cidade. Curitiba aguardava há anos um equipamento desta natureza e tenho certeza de que o perfil da cidade vai mudar e muitas oportunidades e empregos serão gerados”, afirmou Miguel Krigsner, sócio do grupo K&G, responsável pela construção do espaço, em entrevista coletiva à imprensa. “Curitiba é a capital mais próxima de São Paulo, cidade que está saturada na área de eventos. Agora eles poderão ser feitos aqui”, disse o empresário.

A diretora de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, Juliana Vosnika, participou da coletiva e apresentou os números do turismo no município. “Este foi um grande presente que a cidade já recebeu durante as comemorações de seu aniversário”, disse Juliana lembrando que, um dia antes da inauguração do espaço, Curitiba completou 311 anos. A diretora informou que a cidade está preparada para receber esses novos visitantes.

A rede hoteleira da cidade cresceu muito nos últimos anos. Em 1999, havia 81 hotéis e 21 flats que, juntos, somavam 11.283 leitos. Em 2002 esse número subiu para 94 hotéis e 28 flats. No ano passado foram construídos mais sete hotéis e seis flats e pelo menos outros três de cada serão inaugurados em 2004.

Tanto investimento tem razão de ser. Mesmo antes do Estação Embratel, Curitiba já apresentava crescimento no número de visitantes acima da média nacional. E novas ações estão sendo desenvolvidas para aumentar esse fluxo, muitas delas em parceria com o trade turístico da capital, que envolve operadoras, agências de viagens, hotéis, restaurantes outras empresas envolvidas no setor.

Uma dessas iniciativas é o trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Convention Visitors Bureau para divulgar Curitiba como pólo turístico junto a grandes cidades sul americanas. O primeiro investimento nesse sentido foi feito em Buenos Aires (Argentina), em outubro do ano passado, quando a cidade foi apresentada a cerca de 700 empresários argentinos, chilenos, paraguaios e uruguaios. Encontros semelhantes estão programados para a Bolívia e o Chile.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

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