quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

DESEMBARQUES EM VÔOS INTERNACIONAIS AUMENTAM 14,76% DE JANEIRO A OUTUBRO

DESEMBARQUES EM VÔOS INTERNACIONAIS AUMENTAM 14,76% DE JANEIRO A OUTUBRO
25/11/2004

Os desembarques em vôos internacionais de janeiro a outubro apresentaram um aumento de 14,76% em comparação so mesmo período de 2003, registrando 4.994.706 passageiros. Um dado relevante é o crescimento nos vôos não-regulares (charters), que transportam exclusivamente turistas. De janeiro a outubro, foram 258.289 desembarques nestes vôos, mais que o dobro dos 123.288 passageiros no mesmo período do ano passado. Em todo o ano de 2003, os desembarques em vôos charters foram 172 mil.

Na semana passada, a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) divulgou que os vôos charters para o litoral brasileiro estão em ascensão, podendo alcançar um recorde. Vôos ligando Milão (Itália) a Natal (RN) e a Fortaleza (CE), Lima (Peru) a Florianópolis (SC) e Helsinque (Finlândia) chegando a Recife (PE) são algumas das rotas que devem aquecer a temporada de verão 2005.

Esse aumento pode ser creditado tanto a uma demanda turística que não é absorvida pelos vôos regulares quanto a ações de empresários do turismo que vêem no Brasil novas oportunidades de negócios, além de convênios públicos, como o firmado entre o Instituto, a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) e a CTI NORDESTE (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste).

Hoje, os principais destinos de vôos não-regulares para o Brasil são a região Nordeste, além de Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ). "Praticamente todo o Nordeste é coberto com vôos charters, o que consolida a região como um novo portão de entrada para o Brasil", diz Jeanine Pires, diretora de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR, explicando que para os turistas os maiores atrativos de vôos não-regulares são os preços mais baixos das passagens e o tempo mais curto de vôo, já que eles voam diretamente para o destino escolhido. Entre os principais países emissores de passageiros em vôos fretados destacam-se Portugal e Argentina, mas também é forte a presença da Itália, Espanha e Holanda. Isso além de países com pouca tradição emissiva para o Brasil como Hungria, Áustria e Finlândia, que entraram na lista recentemente.

Balança do Turismo - Nesta semana (quarta-feira, dia 24 de novembro), o Banco Central vai divulgar o desembolso destes turistas estrangeiros no Brasil de janeiro a setembro. Até setembro deste ano, as viagens internacionais geraram ao País a entrada de US$ 2,325 bilhões, valor 33,10% maior do que o registrado no mesmo período de 2003 e responsável por um saldo positivo de US$ 347 milhões (a diferença entre o que foi gasto no País e o que os brasileiros desembolsaram no exterior).

O compromisso firmado em 2003, no lançamento do Plano Nacional de Turismo, é de, no ano de 2007, trazer 9 milhões de turistas estrangeiros que sejam responsáveis por um gasto de US$ 8 bilhões no período. Em 2003, os cerca de 4,1 milhões de turistas que entraram no Brasil foram responsáveis pela entrada de aproximadamente U$ 3,4 bilhões, representando uma variação de 8,52% com relação ao ano anterior.

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BRASIL E JAPÃO ASSINAM ACORDO NUM TOTAL DE US$ 4 MILHÕES PARA PROMOÇÃO DE TURISMO

Nesta terça-feira, dia 23 de novembro, o Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia e o coordenador geral de cooperação técnica do Japão no Brasil, Hyogen Komatsu, assinaram o Projeto de Promoção Turística do Mercosul. Representantes da JICA (Japan International Cooperate Agency), órgão máximo do turismo japonês estiveram em Brasília nas últimas semanas, reunindo-se com representantes do Ministério do Turismo e da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) para discutir a promoção turística do Mercosul no Japão. O governo japonês vai investir US$ 4 milhões para um período de três anos, incentivando os japoneses a visitarem o Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai e apoiando a abertura de um escritório de turismo representando o bloco no Japão.

A comitiva também foi para o Paraguai, Argentina e Uruguai, para discutir o mesmo processo com cada um desses países. Atualmemte, o foco é na capacitação dos profissionais de turismo da região para que possam receber visitantes japoneses de acordo com seu perfil e exigências. Um consultor está pesquisando possíveis roteiros nos países para sugerir a formatação de pacotes a profissionais de turismo. Após os três primeiros anos, o investimento no projeto será feito exclusivamente pelos países do Mercosul.

A meta até 2007 é aumentar para cem mil o número de japoneses que visitam o Brasil, gerando divisas em torno de US$ 500 milhões. "Cerca de 45 mil japoneses viajam ao Mercosul por ano, 90% dos quais vêm ao Brasil. Se este número dobrar nos próximos anos, nós já ficaremos felizes", afirmou o chefe da missão japonesa, Satoru Kohiyama. Para ele, o envolvimento da iniciativa privada neste projeto é fundamental, e que os profissionais estejam preparados para receber os visitantes japoneses. O turista japonês é o que mais gasta no mundo. São US$ 190 por dia no país visitado. O novo escritório irá desenvolver destinos turísticos que mais se enquadrem no perfil de turistas japoneses nos países do Mercosul e produzir material turístico promocional. Além disso, o escritório irá treinar guias brasileiros, uruguaios, paraguaios e argentinos para tratarem de maneira adequada o turista japonês, sinalização em japonês será instalada nas principais cidades do Mercosul, entre outras medidas.

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