quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Plano अकुँरेला - O Brasil no mapa mundial do turismo

Plano Aquarela
08/09/2004

O Brasil no mapa mundial do turismo.
Programa inédito norteará o marketing turístico brasileiro no exterior para colocar o país entre os 20 destinos mais visitados.

O cenário internacional do turismo está prestes a ganhar novas cores, mais trigueiras, de um Brasil brasileiro que é samba e pandeiro, mas que tem muito mais para mostrar. No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Ary Barroso, um dos maiores nomes da história da música popular brasileira, o país dá início à construção de seu primeiro plano de marketing turístico internacional. Batizado de Plano Aquarela, uma referência à canção de Ary que virou símbolo nacional, tem como um de seus objetivos principais inserir o Brasil entre os 20 maiores destinos de turismo no mundo.

Invista em seu Capital Cultural

A velocidade da informação e o fim das barreiras de linguagem e distância estão obrigando os profissionais a investirem em seu capital cultural para escalar o topo de decisão das empresas. Mais do que nunca, cultura e conhecimento estão se tornando importantes diferenciais.
Fonte: Você S/A.

Desenvolvido pelo Ministério do Turismo e EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), sob coordenação da empresa de consultoria internacional em turismo Chias Marketing, o plano estabelecerá, por meio de pesquisas e análises em mais de 20 mercados, as bases para todas as futuras ações brasileiras de marketing no exterior. Com custo de R$ 4 milhões, surge também para ajudar a criar as condições de alcançar metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo: registrar, em 2007, a entrada de nove milhões de turistas estrangeiros no país, o ingresso de US$ 8 bilhões em divisas e a conseqüente geração de 1,2 milhão de empregos e ocupações. No ano passado, o Brasil, ainda distante da lista de principais destinos do mundo, registrou 4,1 milhões de visitantes internacionais.

“Somos Sol & Mar, mas também somos Aventura, Pesca Esportiva, Golfe, Negócios & Eventos. Este plano ajudará a reescrever a história do turismo brasileiro”, afirma o presidente da EMBRATUR Eduardo Sanovicz. O presidente da Chias Marketing Josep Chias explica que as ações vão se dar de maneira focada: “Identificaremos os mercados competidores em cada segmento para colocarmos em prática estratégias competitivas, de ganho”. Um dos responsáveis pela revitalização do turismo espanhol, Chias foi o diretor do plano de marketing turístico daquele país que neste ano completou 21 anos. Hoje, com uma empresa fixada aqui, ele faz questão de frisar que trabalha “com um time brasileiro”.

Para acertar o alvo – No início deste mês foram realizadas reuniões com cerca de 30 atores do turismo brasileiro – entidades de classe, empresas privadas e órgãos públicos – para ouvir as opiniões de quem constrói o turismo brasileiro, tornando-os parte integrante do processo.

Eles puderam conhecer as próximas etapas do programa, que prevê a realização de três tipos de pesquisas. A primeira, com turistas estrangeiros em visita ao Brasil no momento de seu retorno para o país de origem. A segunda, envolvendo os profissionais de turismo estrangeiros de 18 mercados. Ambas serão concluídas até setembro. A terceira, que pesquisa o turista potencial em 16 mercados, estará encerrada até novembro.

A partir dos resultados, será possível analisar a atual situação do produto turístico Brasil, sua promoção e seus competidores mais significativos para, então, definir estratégias mais adequadas e de longo prazo. “Será desenhado um plano operacional preciso e factível, com programas, ações, calendários e orçamentos para guiar a implantação do plano”, conta Edson Campos, diretor de Marketing da EMBRATUR.

Pronto para entrar em ação a partir do próximo ano, o plano de marketing dará mais embasamento para ações que já vêm sendo desenvolvidas, como a participação em feiras internacionais de turismo e comerciais, a Caravana Brasil, os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) no exterior e a captação de eventos intenacionais para o país, entre outros.

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