quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Turismo brasileiro abre as portas na França e no Reino Unido

Turismo brasileiro abre as portas na França e no Reino Unido
05/11/2004

Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) do Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), abrem oficialmente suas portas neste início de novembro na França e no Reino Unido. Com sede em Paris, a representação francesa é inaugurada hoje, dia 4. Já na próxima segunda-feira, dia 8 – primeiro dia da WTM (World Travel Market), principal feira de turismo inglesa – é a vez do escritório britânico, sediado em Londres, brindar . Em ambas as ocasiões, estarão presentes o ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, o presidente da EMBRATUR Eduardo Sanovicz, além de autoridades e profissionais de turismo do Brasil e da Europa. O toque brasileiro fica por conta da decoração verde e amarela, de comidas e bebidas tipicamente nacionais, tudo ao som de MPB e estilos musicais regionais. Também estão previstas coletivas de imprensa tanto em Paris quanto em Londres.

Desde o primeiro semestre, no entanto, essas unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, produtos e serviços turísticos brasileiros no exterior já vêm desenvolvendo ações em seus mercados. Os dois EBTs, juntos, já somam 220 operadores de turismo envolvidos em projetos de promoção e cerca de dez participações em feiras e eventos internacionais. Eles foram responsáveis por duas viagens da Caravana Brasil, programa que traz operadores estrangeiros para conhecer in loco a infra-estrutura turística de destinos nacionais, e pelos seminários Descubra o Brasil, realizados em parceria com Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), BITO (Brazilian Incoming Travel Organization), Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) e Varig. O seminário de Londres aconteceu em setembro deste ano e reuniu cerca de 80 profissionais. O da França é nesta sexta-feira, dia 5, com previsão de atrair aproximadamente 150 pessoas, entre operadores e agentes de viagens.

“Os EBTs são facilitadores da implementação dos projetos de promoção do Brasil trabalhados pela EMBRATUR no exterior. Estão na ponta dando sustentação às feiras, às caravanas, aos seminários”, explica Airton Pereira, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo do Instituto e responsável pelos escritórios no exterior. “Em 2005, vamos ampliar e consolidar esses projetos, introduzindo também o treinamento de agentes de viagens sobre o produto Brasil e press trips para jornalistas estrangeiros. As estratégias de promoção serão orientadas pelo Plano de Marketing, que já terá detectado as especificidades desses mercados”, adianta. Por enquanto já estão pré-definidas 21 caravanas para o próximo ano, sendo 16 delas voltadas para o mercado internacional.

Brasil na França – Em funcionamento desde fevereiro deste ano, o EBT francês realizou uma investigação do comportamento do trade: “Neste primeiro momento, fizemos um diagnóstico e percebemos que as operadoras querem vender mais e melhor o Brasil”, avalia Flávia Malkine, executiva responsável. A França, em 2002, foi responsável por 206.502 visitantes daquele país no Brasil. “Em média, há um crescimento de 15% no número de franceses no País e na América Latina desde 2001”, diz Malkine.

Para o presidente da Brasil Travel Pro, Ulla Enayet, que participou da Caravana Brasil de Mergulho, "essa atividade, junto à música brasileira, pode garantir ainda mais a venda do país na França”. Num grupo de sete operadores selecionados pelo EBT, ele visitou Fernando de Noronha (PE), Angra dos Reis e Búzios (RJ), entre 6 e 15 de setembro. Outros dois profissionais, especializados em Pesca Esportiva, conheceram Vitória (ES), Ilha Mexiana (PA) e Manaus (AM), entre 14 e 22 de agosto. “A partir desta viagem, poderei vender Brasil a qualquer cliente da próxima estação", disse Pascale Leblanc, da agência Selectour Vent Debout.

De olho na oportunidade de divulgação do País por conta do Ano Brasil na França em 2005, o EBT estuda formas de ampliar a promoção turística verde e amarela. Estão sendo programadas ações junto à Galeries Lafayette de Paris, maior rede de departamentos francesa, em que vitrines externas serão decoradas com motivos brasileiros, assim como as da Galeries Lafayette Gourmet, braço da empresa para alimentos e bebidas. Neste ano, o Brasil já foi tema de vitrines de lojas da rede em Paris e Tours. O EBT também tem conversado com companhias aéreas, como a Air France, e com diversas empresas de turismo, como o Club Med, para a promoção do Brasil.

Para inglês ver – “A chegada do EBT contribuiu bastante para a comunicação, abrindo a possibilidade de discutirmos juntos e com regularidade projetos comuns de divulgação do Brasil”, declara Paulo Rodrigues, diretor geral da Varig para o Reino Unido. Desde junho deste ano, quando iniciou suas atividades, o escritório, que também é responsável pelos mercados Benelux e Suíça, tem envolvido diversos profissionais de turismo em ações de promoção do destino Brasil. No dia 27 de outubro, por exemplo, a executiva responsável Silvana Nascimento, participou do seminário da British Airways sobre o Rio de Janeiro (RJ) para diretores e gerentes da companhia na Inglaterra.

“Estamos falando de um mercado em que quatro de cada cinco pessoas já viajaram para o exterior a negócios ou a lazer. Há um potencial brilhante” , avalia Silvana, enfatizando que mais de 90% dos britânicos tem passaporte. Em 2002, 146 mil ingleses estiveram no país. “E há grande receptividade para o Brasil, existe muita demanda por informações”, conta.

Com o intuito de diversificar a oferta de produtos turísticos na prateleira inglesa, o escritório trouxe para o Brasil nove operadores de turismo especializados em Incentivo, que são viagens dadas pelas empresas como prêmio para seus funcionários. Eles conheceram Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Manaus (AM), entre 26 e 31 de agosto. Os operadores avaliaram que o Brasil oferece três grandes vantagens para o mercado inglês: belezas naturais, povo alegre e hospitaleiro e preço competitivo.

EBTs – Os Escritórios Brasileiros de Turismo são unidades de promoção do destino Brasil no mercado internacional e têm a missão de consolidar a imagem do País como destino turístico competitivo. Para se ter uma idéia, países como a França e a Espanha, respectivamente primeiro e segundo principais destinos de turismo no mundo, têm mais de 30 escritórios de promoção no exterior. Essa é uma das estratégias para alcançar as metas fixadas no Plano Nacional de Turismo (PNT), que deverá elevar para 9 milhões o ingresso de turistas estrangeiros no país e para US$ 8 bilhões a entrada de divisas em 2007. Já estão em atividade escritórios em Lisboa (Portugal), Frankfurt (Alemanha), Milão (Itália) e Nova York (Estados Unidos). Há também um escritório para a América Latina, com sede em Brasília (DF). Em 2005, estará funcionando um EBT em Madri (Espanha).

EBT na França - Centre Multiburo Gare de Lyon 4 Place Louis Armand
Contato - Flávia Malkine Araújo
flavia.malkine@embratur.gov.br
++33 1 7276 2540

EBT no Reino Unido - 18 - Greyhound Road.W6.8NX - London
Contato - Silvana Nascimento
silvana.nascimento@embratur.gov.br
++44 20 7385 9975

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