segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Propriedade Rural - Evolução do Marco Conceitual

Propriedade Rural
Evolução do Marco Conceitual

"Conjunto de atividades turísticas comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor ao produto do meio rural, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural das comunidades do campo" - Fórum Nacional de Turismo Rural - Brasília, nov. 1998.
"Um segmento do turismo que proporciona conhecer, vivenciar e usufruir das práticas sociais, econômicas e culturais próprias do meio rural de cada região de forma sustentável" - Oficina Nacional de Consolidação do Marco Conceitual do Turismo Rural - Brasília, mar. 2002.

Histórico

As estâncias hidrominerais, no Paraná, podem ser consideradas como os primeiros empreendimentos de hospedagem situados no espaço rural. Alguns deles surgidos na década de 40, não como locais de lazer especificamente, mas como estâncias que exerceram importante papel na cura de doenças físicas, notadamente as infecciosas. A partir desse período com a difusão dos antibióticos, o turismo medicinal diminui sensivelmente deixando as estâncias de representar o papel preponderante de antes, sendo que por todo o Brasil, grandes equipamentos hoteleiros ficaram parcial ou totalmente desativados. Situadas em áreas relativamente extensas, nossas estâncias sempre tiveram mais conotação de fazendas, do que equipamentos crenoterápicos. O novo rumo que tomou a humanidade com o avanço da Medicina, notadamente a preventiva e a conseqüente e maior longevidade das pessoas; a segmentação do turismo: infantil, juvenil e de terceira idade, aliado ainda a forma de vida agitada das grandes cidades, o retorno do homem às suas origens, a prática de esportes radicais e a procura da cura dos "males do espírito" como stress e a estafa mental, etc. fizeram o homem moderno buscar outros destinos turísticos entre eles, o turismo em espaço rural. Em 1992 o Paraná dá seus primeiros passos rumo a implantação do Turismo Rural, quando no dia 13 de janeiro a sede de uma propriedade agrícola cafeeira recebe seus primeiros hóspedes. Foi assim que a Pousada das Alamandas transformou-se numa das pioneiras do gênero no Estado. Neste mesmo ano, no mês de junho em Balsa Nova, região dos Campos Gerais aconteceu a primeira cavalgada dentro de um segmento turístico: o turismo eqüestre na Fazenda Cainã, atualmente com 83 alqueires e sediando a Pousada Cainã, possui diversas atividades de lazer como: mountain bike, caminhadas ecológicas, colônia de férias, treinamento para empresas, alojamentos para cavalos etc, além da atividade que deu início a implantação do equipamento de hospedagem, a partir de 1995: as cavalgadas em diversos percursos até 90 km, por um trecho do histórico Caminho do Viamão.

Situação Atual

São aproximadamente 70 municípios paranaenses que têm implantadas atividades ligadas ao Turismo Rural, conforme a conceituação pertinente e como um agregador de renda à atividade principal, seja ela agrícola ou pecuária. Há ainda empreendimentos, notadamente na Região Metropolitana, que se caracterizam por sítios e pequenas chácaras de recreio que buscam no turismo, uma fonte de recursos que viabilize equilibrar a receita e a despesa, através da recepção de visitantes e prestação de serviços como restaurante, pesque-pague, passeios a cavalo, colha e pague, local para pequenos eventos, caminhadas por trilhas, além da locação da casa-sede para famílias e grupos fechados. O perfil de demandantes desse tipo de turismo ainda não é mensurável pois trata-se de uma atividade economicamente pequena e recente dentro do setor de prestação de serviços.

Atualmente na Área Metropolitana de Curitiba existem implantados:

Circuito Italiano de Turismo Rural em Colombo
Tel: (0xx41) 656-6639
Home Page: www.viagens-turismo.com/italiano.htm

Circuito da Natureza em Almirante Tamandaré
Tel: (0xx41) 657-2291
Home Page: www.circuitodanatureza.ubbi.com.br

Circuito de Tijucas do Sul
Tel: (0xx41) 629-1210

Caminhos Trentinos de Turismo Rural da Serra de Piraquara
Tel: (0xx41) 3034-8102
E-mail: smat@netbank.com.br

Circuito de Turismo Rural Verde Que Te Quero Verde em Campo Magro
Tel: (0xx41) 677-1226 / 677-1254

Estrada do Mato Grosso em Campo Largo
Tel: (0xx41) 392-3259
E-mail: ematercampolargo@uol.com.br

Circuito de Turismo Rural de São Luiz do Purunã em Balsa Nova
Tel: (0xx41) 636-1300 / 339-1695
Home Page: www.balsanova.pr.gov.br
E-mail: balsanova@calnet.com.br

Caminho do Vinho - Turismo Rural
Colônia Mergulhão - São José dos Pinhais
Tel: (0xx41) 382-1335 / 282-1593
E-mail: sictur.detur@softone.com.br

Vários outros circuitos ainda estão em fase de implantação na Região Metropolitana e quando implementados irão compor o Anel de Turismo Rural, evidenciando além da paisagem natural, a culinária étnica, as festas religiosas e populares e a produção artesanal.

Outras propriedades no estado integram-se também em roteiros e/ou redes:

Agroturismo Circuito Heimtal & Warta em Londrina/Sertanópolis
Tel: (0xx43) 321-3234
E-mail: codel@sercomtel.com.br

Rede de Turismo Regional compreendendo as regiões Norte e Noroeste do Paraná
Tel: (0xx44) 224-9955 / 3026-8955 - Fax: (0xx44) 3026-8955
Home Page: www.turismoregional.tur.br
E-mail: turismoregional@wnet.com.br

Estrada da Mata - Turismo Rural compreendendo Rio Negro e Campo do Tenente no Paraná, além de Mafra em Santa Catarina
Tel: (0xx47) 642-1404 / 642-3280
Home Page: www.rionegro.tur.br
E-mail: sama@rno.matrix.com.br


Os empreendimentos relacionados situam-se em espaços rurais e caracterizam-se por oferecer hospedagem, através de hotéis, pousadas, campings, spas, clínicas, acantonamentos e colônias de férias, proporcionando formas diversas de turismo como o de lazer, educação ambiental, meditação, além de tratamento de saúde de origem física ou psíquica, considerando-se atividade turística por oferecer formas de hospedagem mesmo que de maneira alternativa. Alguns empreendimentos ainda não dispõem desse serviço mas estão adequando sua estrutura física-receptiva para fazê-lo em breve. Por isso, mereceram sua inclusão entre os empreendimentos arrolados em todo o Paraná.

Nenhum comentário: