quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Capital do Paraná está voltada para o público de negócios

Capital do Paraná está voltada para o público de negócios
27/05/2003
Executivos desembarcam diariamente na capital fazedo a indústria hoteleira crescer rapidamente.

Curitiba conquistou pela terceira vez consecutivamente o título de melhor cidade brasileira para fazer negócios, outorgado pela Revista Exame, da Editora Abril. Os investidores já haviam eleito a capital para expandir negócios, abrir filiais e construir novas unidades.

Atualmente no Brasil, existe um número significativo de empresários interessados em investir seus recursos, ou de terceiros, na modernização, ampliação e/ou construção de empreendimentos turísticos.

No entanto, alguns desses empresários não dispõe de informações necessárias, para o desenvolvimento de seus projetos, dados econômicos e financeiros, cadastro empresariais, prestadoras de serviços e fornecedores de produtos, matriz de classificação hoteleira, dentre outras...

Hotel de negócios é o meio de hospedagem que reúne as facilidades necessárias ao abrigo de pessoas em deslocamento resultante de sua atividade econômica que se hospedam para participar de eventos com vistas ao seu aprimoramento profissional tais como convenções, feiras e exposições, treinamentos ou congressos.

Os hotéis de negócios geralmente estão localizados nos centros urbanos e urbano-industriais, diferentemente dos hotéis de lazer, prioritariamente situados próximos a atrativos naturais, desportivos ou socio-culturais.

A indústria mundial do turismo movimenta por ano cerca de US$ 3,4 trilhões e empregando 260 milhões de pessoas, o que equivale a 9% dos postos de trabalho. Em alguns países essa relação chega a 17 % dos empregos existentes.

A participação do setor de turismo no PIB nacional nos últimos dez anos situou-se em torno de 8%. Em 1998, esse setor faturou receitas da ordem de R$ 3,2 bilhões em negócios diretos e indiretos, sendo 2/3 dessas receitas provenientes do segmento de turismo de negócios.

Quanto à geração de empregos, o turismo emprega atualmente cerca de 9 milhões de pessoas no Brasil, o que equivale a 8% da população econômicamente ativa. A capacidade de geração de empregos diretos no setor hoteleiro é de, em média, 0,63 pessoa por unidade habitacional, variando esse índice com a categoria de hotel e com a localização do estabelecimento.

Tendências
O setor de turismo tem sido objeto de estudo das associações especializadas e das agências de fomento e desenvolvimento. Anualmente são publicados vários dados sobre o turismo e questões que lhe são concernentes. A leitura dessas publicações deixa à mostra a ocorrência de algumas inconsistências nos dados apresentados e lacunas em suas informações. Ainda assim, qualquer avaliação sobre o presente e o futuro da atividade turística nacional deve ter como base não apenas os dados publicados pela Embratur e demais agências oficiais, mas também os que são produzidos pelas diversas associações através das quais o setor se organiza. Entre eles a Fundação Getúlio Vargas, Fórum de Turismo, ABIH-PR, SEBRAE-PR e a Paraná Turismo.

No Brasil cerca de 45% dos hotéis existentes classificam-se segundo as categorias de três, quatro e cinco estrelas. Assim, como base o número de hotéis cadastrados pela Embratur, existem cerca cerca de 63.000 unidades habitacionais dedicadas ao turismo de negócios. Essa disponibilidade de U.H. foi suficiente para o atendimento em 1997, dos 980.000 hóspedes estrangeiros em visita a negócios, e dos turistas nacionais em trânsito a negócios.

A hotelaria curitibana oferece alta qualidade na prestação de serviços e também em suas instalações.

Cerca de 15 unidades, entre flats e hotéis estão para serem conclusas até o final deste ano, podendo chegar à 14.000 leitos na capital. As grandes redes estão apostando neste segmento.

Tecnologia aplicada ao turismo de negócios
A instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft no centro da cidade foi um acontecimento marcante para o desenvolvimento ainda maior para atender o público do turismo de negócios.

A gigante do setor de informática escolheu a capital paranaense para a capacitação de profissionais para trabalhar com o XML (eXtensible Markup Language), uma linguagem que permite a comunicação entre diferentes tipos de computadores e aparelhos portáteis. “Curitiba é um mercado maduro na área de tecnologia e uma das cidades mais promissoras do país”, afirma o diretor de Estratégia da Microsoft Brasil, Marcos Pinedo.

Sendo então, a capital Curitiba, principal oferta na prateleira das agências de turismo para os executivos!

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